Phil Spencer revela que a retrocompatibilidade do Xbox One é por emulação e dá detalhes do funcionamento

#Notícia Publicado por akelekeve, em .

Phil Spencer, chefão da divisão Xbox, explicou como foi possivel emular o XBox 360 no XBox One, assim como a compania decidiu suportar esses softwares.

Falando ao Giant Bomb na E3 Day One podcast, Spencer disse que a decisão de dar suporte aos jogos de 360 foi para faz com que "os donos de 360 pudessem enxergar o XBox One como um lugar seguro para continuarem jogando seus títulos favoritos."

IMAGEaHR0cDovL3BvcnRhbHhib3guY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzA1LzI3ODcwMDItd2luZG93czEwcGhpbC5qcGc=

"Milhões de pessoas investiram em conteúdo para o 360," ele disse. "Nós achamos que estariamos fazendo a coisa certa se trabalhassemos em uma forma de fazer esse conteúdo compatível com a nova geração. Porém não imaginávamos o quão difícil [isso poderia ser]."

"[A emulação] é bastante difícil," admitiu Spencer, explicando que a companhia estava lidando com "harmonizar" a arquitetura PowerPC com a x86."

"Dessa forma, o que tivemos que fazer foi realmente emular completamente o hardware do XBox 360 no Xbox One. Dessa forma, o SO do XBox 360 está realmente rodando no momento que você roda um jogo dele." explicou Spencer.

"Se você ver um boot de um jogo de 360 rodando no One, você verá a animação do SO dando boot. De um ponto de vista de performance, isso permite que a emulação funcione. Nós fomos capaz de trazer uma equivalencia de performance frame a frame."

"[A Xbox Live] também pensa que você estará rodando num 360, então as pessoas constumam perguntar: 'Hey, por que você está rodando Mass Effect em um 360?' quando na realidade eu estava utilizando um Xbox One."

Spencer disse ainda que, como o Xbox One pensa que está rodando um jogo normal, recursos como streaming e screenshots são suportados normalmente (similar a um emulador de PC de alto nível - HLE)

"Os jogos de 360 pensam que estão rodando num SO de 360, que de fato estão. E o SO de 360 pensa que está rodando num Xbox 360, o que na verdade não está e sim está rodando numa máquina virtual emulada. por outro lado, o Xbox One pensa que é um simples jogo. É por isso que coisas como Streaming, game DVR, e screenshots funcionam. Porque para o Xbox One é apenas um grande jogo chamado '360'."

Indo mais fundo, Spencer explicou exatamente como o emulador empacota os jogos de 360 e como ele compara com a emulação que o Xbox 360 fazia com o Xbox clássico.

"Você baixa como se fosse uma 'embalagem' ara um jogo do 360. Assim você pode fazer o XBox One acreditar: 'olha, isso aqui é Banjo e isso aqui é Mass Effect. Na verdade, o emulador vai rodar da mesma forma para todos os jogos."

"Eu estava por aqui quando fizemos a emulação do Xbox clássico no 360, então eu pude perceber as falhas e como certas coisas não estavam 'escalando' muito bem. É que era exatamente o mesmo emulador para rodar todos os jogos.

Diferentes jogos fazem diferentes coisas e como perderiamos muito desempenho trabalhando em LLE (nota do tradutor que está postando a news, é o tipo de emulação que emuladores mais fidedignos ao sistema original como MAME, Nestopia ou Higan trabalham no PC, enquanto emuladores como Project 64 e Dolphin trabalham em HLE, só para efeito de comparação na relação fidedignidade/desempenho), como essa emulação não preza para emular o sistema original em cada detalhe, então de vez em quando, nos ocorria 'oh, talvez temos que mexer um pouco nesse emulador para rodar esse jogo melhor'

Mas no final, o emulador roda um 360, então funciona para tudo [que demos suporte]"

Perguntado se a Microsoft precisou pedir permissão para as desenvolvedoras dos jogos para ajustar o código dos jogos, Spencer deixou claro que eles não interferiram em nada do código dos jogos.

"Os bits estão intocados," ele disse. "Tem alguns problemas também... Eu gosto de ser muito transparente nisso também: Os jogos de Kinect não funcionam como no 360, porque fazer a tradução entre os dois Kinects seria praticamente impossível em termos práticos."

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1wcUhSQ0Z3alZyNC9UWFlvbllYcjVLSS9BQUFBQUFBQUJHZy9tZFBfdEN2M1JNZy9zMTYwMC9ibHVlZHJhZ29uLmpwZw==

Finalmente, o assunto 'Jogos multi-disco' veio a tona. De acordo com Spencer, é um problema que os engenheiros estão de olho.

"Nós continuamos trabalhando nos multi-disco", disse. "Lost Odyssey e Blue Dragon são alguns de meus favoritos do 360. Eles estão realmente trabalhando em empacotar os multi-disco em um simples pacote que requer que se olhe nos pacotes de múltiplos disco e se reconfigurem."

A Microsoft anunciou a retro-compatibilidade com os jogos de Xbox 360 através de sua conferência na E3.

De acordo com a Microsoft, os jogos já comprados na XBLA e também os jogos em disco da geração passada, estarão rodando como se "nativamente" no novo Xbox One.

O texto que se seguiu, traduzí na integra do site Gamespot (a reportagem original está no link da fonte abaixo

É interessante ver que a Microsoft está usando recursos da emulação HLE, tão comum em diversos emuladores do PC de forma a deixar o XBox One compatível.

IMAGEaHR0cDovL3hlbmlhLmpwL2ltYWdlcy9sb2dvLTI1NngyNTYucG5n

Atualmente, também existe um projeto open source que tem trabalhado buscando emular os PowerPC do Xbox 360 para os computadores com arquitetura baseada em x86, através da emulação HLE. Conhecido como Xenia, o projeto tem tido sucesso ao conseguir aos poucos emular alguns títulos de Xbox 360 no PC.

E você? Está pronto para jogar novamente diversos clássicos de Xbox 360 através das maravilhas promovidas para a emulação que a indústria tem abraçado tão bem?

akelekeve
akelekeve

It's me

, Itajubá, Minas Gerais, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,