.

NVIDIA disponibiliza novos drivers GeForce 353.30 DirectX 12 para Windows 10

Enviado por roger carvalho, , 8994 visualizações, 0 comentários
[img]hide:aHR0cDovL2kuaW1ndXIuY29tL2poMFd3LnBuZw==[/img]
A NVIDIA disponibilizou hoje para download os novos drivers GeForce 353.30 já com DirectX 12 para Windows 10 32 e 64 bits. Os novos drivers de vídeo GeForce 353.30 possuem certificação WHQL 2.0

Os drivers 353.30 DirectX 12 disponibilizados hoje incluem suporte para todas GPUs DirectX 11, GeForce 400 e superiores.

[img]hide:aHR0cDovL3d3dy5nYW1lci5ydS9zeXN0ZW0vYXR0YWNoZWRfaW1hZ2VzL2ltYWdlcy8wMDAvNjY0LzcwOC9vcmlnaW5hbC8yMi5wbmc=[/img]
GPUs compatíveis com os drivers GeForce 353.30 DirectX 12 para Windows 10:

GeForce 900 Series: GeForce GTX TITAN X, GeForce GTX 980 Ti, GeForce GTX 980, GeForce GTX 970, GeForce GTX 960.

GeForce 700 Series: GeForce GTX TITAN Z, GeForce GTX TITAN Black, GeForce GTX TITAN, GeForce GTX 780 Ti, GeForce GTX 780, GeForce GTX 770, GeForce GTX 760, GeForce GTX 760 Ti (OEM), GeForce GTX 750 Ti, GeForce GTX 750, GeForce GTX 745, GeForce GT 740, GeForce GT 730, GeForce GT 720, GeForce GT 710, GeForce GT 705.

GeForce 600 Series: GeForce GTX 690, GeForce GTX 680, GeForce GTX 670, GeForce GTX 660 Ti, GeForce GTX 660, GeForce GTX 650 Ti BOOST, GeForce GTX 650 Ti, GeForce GTX 650, GeForce GTX 645, GeForce GT 645, GeForce GT 640, GeForce GT 630, GeForce GT 620, GeForce GT 610, GeForce 605.

GeForce 500 Series: GeForce GTX 590, GeForce GTX 580, GeForce GTX 570, GeForce GTX 560 Ti, GeForce GTX 560 SE, GeForce GTX 560, GeForce GTX 555, GeForce GTX 550 Ti, GeForce GT 545, GeForce GT 530, GeForce GT 520, GeForce 510.

GeForce 400 Series: GeForce GTX 480, GeForce GTX 470, GeForce GTX 465, GeForce GTX 460 SE v2, GeForce GTX 460 SE, GeForce GTX 460, GeForce GTS 450, GeForce GT 440, GeForce GT 430, GeForce GT 420.

[img]hide:aHR0cDovL3d3dy5sZWdpdHJldmlld3MuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE0LzAzL2R4MTItc3VwcG9ydC02NDV4MzY2LmpwZw==[/img]
Com o DirectX 12 no Windows 10, uma das principais melhorias que ele trará é o melhor desempenho mesmo em hardware compatível com DirectX 11.

DirectX 12 possibilita a soma das memórias das placas em SLI nVidia ou Crossfire AMD, agora duas placas de 4GB realmente se torna uma de 8GB.

O DirectX 12 busca o controle mais próximo do hardware por parte do software, podemos ver a API trazendo esta capacidade para placas de ambas as fabricantes de chips gráficos. E possibilitando que um SLI de GTX 970 resulte em um total de 8GB de memória dedicada, (ou se preferir, 7GB mais rápidos e 1GB que chega logo depois).

Antes do DirectX 12, a combinação de placas não somava as memórias. Duas placas de 4GB, tanto em SLI como Crossfire, entregavam apenas 4GB de memória dedicada. O motivo é que nas antigas tecnologias éra preciso que ambas as placas de vídeo tenham acesso a todos os dados das memórias, sendo que cada placa só tinha acesso a sua própria memória e que ficavam desta forma "espelhados". Esta necessidade de duplicar os dados impedia de somar as memórias das duas placas.

A boa notícia é que ele cumpre mesmo o que promete!

O DirectX 12 é suportado apenas no Windows 10 e requer drivers de vídeo compatíveis com WDDM 2.0. Resumindo da parte nVidia todas suas placas com suporte nativo ao DirectX 11 "Sem Exceção" serão atualizadas para o DirectX 12.

nVidia: DX11 Update DX12 = 100% de suas placas existentes. AMD: DX11 Update DX12 = 40% de suas placas existentes.

[img]hide:aHR0cDovL3RhaXN5MC5jb20vd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTQvMDMvMjAxNC0wMy0wOV8xMzUzLTEtNjk0eDY3Ni5qcGc=[/img]
O site Anandtech, que publicou um extenso artigo técnico sobre o desempenho do DirectX 12, recebeu recentemente uma cópia do demo Star Swarm.

Desenvolvido pela Oxide Games usando o Nitrous Engine, ele é utilizado para realização de testes de desempenho do DirectX 12 no Windows 10.

A cena mostrada no vídeo abaixo é bem complexa, com milhares de unidades e efeitos, mas isto não afetou negativamente a taxa de quadros por segundo:


O Anandtech realizou os testes de desempenho usando as GPUs NVIDIA GeForce GTX 980, GeForce GTX 750 Ti, GeForce GTX 680 e AMD Radeon R9 290X, Radeon R9 285 e Radeon R9 260X com versões Preview de novos drivers de vídeo WDDM 2.0 fornecidos pelas duas empresas.

[img]hide:aHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTUvMDIvc3Rhci1zd2FybS1iZW5jaC5qcGc=[/img]


[img]hide:aHR0cDovL2ltYWdlcy5hbmFuZHRlY2guY29tL2RvY2kvNzg4OS8yODA2LmNwdWNvbXBhcmUucG5n[/img]
Os resultados obtidos mostram que mesmo neste estágio inicial, o DirectX 12 no Windows 10 cumpre a promessa de oferecer maior desempenho que o DirectX 11.

Isto foi conseguido por que a nova API é capaz de distribuir a carga de trabalho entre os múltiplos núcleos do processador, resultando em um melhor uso da potência disponível da GPU.

Lembrando que esta ainda é uma versão Preview, então será ainda mais otimizado até que o Windows 10 saia oficialmente no segundo semestre deste ano.

Confira o artigo técnico do site Anandtech na íntegra aqui: [url]hide:aHR0cDovL3d3dy5hbmFuZHRlY2guY29tL3Nob3cvODk2Mi90aGUtZGlyZWN0eC0xMi1wZXJmb3JtYW5jZS1wcmV2aWV3LWFtZC1udmlkaWEtc3Rhci1zd2FybQ==[/url]

Vale destacar que o Windows 10 é gratuito para usuários do Windows 7, Windows 8.1, Windows Phone 8.1, Xbox One e Raspberry Pi 2. A atualização pode ser feita de forma gratuita durante o primeiro ano de lançamento, caso não atualizem durante o período promocional poderá ser cobrada uma nova licença. É possível atualizar desde já pelo Windows Update para usuários do Windows 7 e Windows 8.1 basta utilizar a ferramenta oficial disponibilizada pela Microsoft, mais detalhes no link: [url]hide:aHR0cDovL3d3dy5iYWJvby5jb20uYnIvd2luZG93cy93aW5kb3dzLTcvd2luZG93cy0xMC1wcmV2aWV3LXBhcmEtdXN1YXJpb3MtZG8td2luZG93cy03LWUtOC0xLw==[/url]

[img]hide:aHR0cDovL3BjbS5teS1tYWdhemluZS5tZS9tYWluL3B1YmxpYy91cGxvYWQvbmV3cy9vcmlnaW5hbC84ZWVmMDVkNGIwYWYzMjg4NGI0NGY3NjA0OWY3ZmE4MDNlMGYwZDc4LmpwZWc=[/img]
Eric Neustadter, gerente de Operações da Xbox Live explicou: DirectX 12 tem suporte nativo à:

Unreal Engine - Epic Games
Unity Engine - Unity
CryENGINE - CryTek
Frostbite - Digital Illusions/DICE
EA Sports Ignite - Electronic Arts
Panta Rhei - Capcom
Luminous Engine - Square Enix
Fox Engine - Kojima Productions
REDengine 3 - CD Projekt Red
4A Engine - 4A Games
Chrome Engine 6 - Techland
Enlighten Engine - Geomerics

Vai beneficiar "um grande pedaço, provavelmente a maioria" dos jogos que já estão no mercado. Por conta desse fator, os games que se baseiam nesses motores gráficos já devem receber os efeitos da nova API sem que seus desenvolvedores tenham que fazer trabalho específico de DirectX neles.
roger carvalho
Enviado por roger carvalho
Membro desde
35 anos, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil
label