Nintendo NX - entenda o que será, como será, quando lança

#Notícia Publicado por inuyasha302, em .

IMAGEaHR0cDovL2kxLW5ld3Muc29mdHBlZGlhLXN0YXRpYy5jb20vaW1hZ2VzL25ld3MyL0l3YXRhLU5pbnRlbmRvLU5YLVdpbGwtU3VycHJpc2UtR2FtZXJzLTQ3NjY2MS0yLmpwZw==

Após essa E3 extremamente pobre em novidades para o Wii U, muito começou a se falar do Nintendo NX.

A primeira vez que a Nintendo falou sobre esse aparelho foi quando ela anunciou que iria desenvolver jogos para smarthphones e Tablets. Na época apenas ficou caracterizado como "Sistema dedicado a jogos NX".

IMAGEaHR0cDovL2Nkbi5zbGFzaGdlYXIuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDE1LzAzL25pbnRlbmRvLW54LTYwMHgzMzcuanBn

Do jeito que esta escrito, leva a crer que NX seria um videogame de mesa ou um portatil de nova geração da Nintendo. Mas se você ler o relatório financeiro da Nintendo, muita coisa fica esclarecida:

http://www.nintendo.co.jp/ir/en/library/events/140130/03.html

A relação da Nintendo com seus consumidores é sempre em relação a um aparelho. Ela tenta fazer seu consumidor comprar seu console ou seu portatil e depois tenta fazer comprar o próximo, através de coisas como retro-compatibilidade. A relação acaba ficando sempre restrita aquele aparelho.

A primeira mudança nos novos aparelhos é que a relação vai ser através da sua conta e não mais através de seu aparelho. As contas NNIDs é que são a definição da nova plataforma da Nintendo. Em outra palavra, a relação não será física, mas sim virtualizada.

Como a relação vai ser pelo NNID, a Nintendo vai tentar criar situações para estimular as pessoas a passarem mais tempo com seu aparelho. Por exemplo dar desconto no preço de jogos para os bons compradores ou até mesmo para aqueles que convidarem amigos para jogarem também. Possibilidades ainda estão sendo vistas.

Ja começaram a compreender?

Agora no QA de Janeiro:

http://www.nintendo.co.jp/ir/en/library/events/140130qa/02.html

A Nintendo integrou sua divisão de portáteis e consoles em uma só. Ela quer que a transição de jogos entre plataformas seja simples e fácil, o que evitaria coisas como a falta de jogos no lançamento de um novo console. Port ateis e consoles serão como irmãos. Ainda não se sabe como serão os hardwares e até mesmo qual o número deles. Essa integração permite que possam ser até mais que os 2 tradicionais. O numero de diferentes aparelhos será determinado pelos consumidores.

Sobre a Trava de região

Nintendo esta revendo para decidir se vai manter ou tirar a trava de região, mas ela ja considera essa trava um problema.

E agora, para quem ainda não pegou:A Nintendo esta fazendo uma integração das arquiteturas para consoles e portateis. Mas essa integração é mias relacionada ao Software do que o hardware. Ela esta estudando aparelhos smarth e outros para ver como essa integração pode ser feita e programada com baixo custo. A Nintendo esta, para isso, estudando diversas tecnologias.

Quando lança?

A Nintendo ja espera que NX esteja presente ja no relatório fisca de março de 2017, ou seja, o lançamento será fim de 2016 ou inicio de 2017, mais provavelmente para o Natal de 2016.

Falando diretamente sobre o NX

Resumindo:

  1. Basicamente a Nintendo esta criando algo como seu próprio Sistema operacional, que vai funcionar em múltiplos aparelhos. Algo como o IOS/Android.
  2. Assim como nos portáteis, o pessoal vai criar o jogo dentro desse OS e não mais para o aparelho
  3. Eles estão estudando tecnologias para permitir o escalamento dos jogos (tipo no PC, minimo médio e máximo, mas entre diferentes aparelhos)
  4. Qualquer aparelho que tiver o OS e as configurações minimas, vai conseguir rodar o jogo.
  5. Você terá sua conta e seus jogos estarão nela. Isso quer dizer que se comprar um jogo num portátil e se logar em um console, poderá jogar o jogo nele e vice-versa.
  6. Esse sistema estará presente em todos os aparelhos da Nintendo de agora em diante, o que garante retro-compatibilidade eterna (por N gerações, ao invés de apenas 1 como hoje em dia)
  7. Podem ter múltiplos aparelhos, como 1 fraco e barato e ouro caro e parrudo, todos usando o mesmo OS.
  8. Ao menos um dos aparelhos ja lança ano que vem, podendo ser um portátil ou um console ou até mesmo outra coisa
  9. Quem sabe a Nintendo não coloca esse OS dentro do Wii U também, garantindo que ele continue no mercado por mais tempo.
  10. Na minha opinião, isso que a Nintendo esta fazendo é o melhor. O desenvolvimento vai ficar unificado e mais fácil para os desenvolvedores e não mais preso por hardware. Vamos finalmente ter um sistema de contas descente, com a vantagem de servir para qualquer aparelho (não só sua conta, mas seus jogos também).

O melhor caminho para o futuro dos jogos é definitivamente esse. MS ja esta indo para esse caminho com o Windows 10. Falta agora a Sony.

inuyasha302
inuyasha302
Publicações em Destaque