Windows XP é o preferido dos hackers

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cHM6Ly8zMS5tZWRpYS50dW1ibHIuY29tL3R1bWJscl9sa2hidW0xRkthMXFqeXk5d28xXzUwMC5naWY=

A 13 anos atrás o Windows XP foi lançado e a pouco tempo a Microsoft parou com o suporte de atualizações de segurança para o sistema. Embora a empresa tem como alvo "matar" o velho XP, o sistema operacional ainda continua sendo usado em grande escala.

Uma recente análise comprovou que o Windows XP é o preferido dos hackers. A empresa de segurança Proofpoint teve acesso a um servidor de um grupo de cibercriminosos russos que controlavam um botnet em 500 mil computadores infectados, sendo a maior parte desses PCs localizados nos EUA.

O malware de nome Qbot não rouba apenas informações bancárias, mas também adiciona o PC infectado a uma rede botnet que é alugada para outros hackers. Wayne Huang diz que essa rede pode transferir dados roubados ou invadir organizações.

Curiosamente a equipe de Huang percebeu que mais da metade desses computadores com o botnet estavam executando o velho Windows XP, já que tem 6 meses que a Microsoft deixou o suporte para o sistema operacional.

A empresa NetMarketShare (uma empresa de pesquisa de mercado), estima que 24% dos 1,5 bilhão de PCs espalhados pelo Mundo ainda estão usando o Windows XP.

Quando a Microsoft interrompeu o suporte ao XP em abril, a empresa de segurança Qualys descobriu que o sistema operacional ainda era amplamente utilizado nas indústrias de finanças, transporte e varejo.

IMAGEaHR0cDovL3d3dy50ZWNobm9sb2d5cmV2aWV3LmNvbS9zaXRlcy9kZWZhdWx0L2ZpbGVzL2ltYWdlcy94cC5jaGFydHg1MTkuanBn

No caso do botnet que a Proofpoint analisou, seus criadores parecem estar usando exploits que são de um ou dois anos atrás, diz Huang.

No entanto, faz sentido para os cibercriminosos continuarem explorando o XP, diz Carl Leonard, gerente sênior de pesquisa de segurança do Websense.

Na verdade, diz ele, alguns hackers podem estar estocando vulnerabilidades do XP, esperando que os milhões de máquinas-alvos com XP que estão na China e em outras partes do mundo onde as edições piratas do SO são predominantes.

  1. "Você está em risco se você ainda usa Windows XP", diz Leonard.
  1. "O risco só vai aumentar daqui para frente".
TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque