Canal Russo confunde poster de jogo com propaganda da Primeira Guerra

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

O cartaz feito por um fã de Team Fortress 2 em 2009 para apoiar uma das duas classes em disputa numa competição amigável convenceu em demasia o Channel One.

IMAGEaHR0cDovL3NtMi5pbWdzLnNhcG8ucHQvbWIvOC9lLzVlNGEyMTJjNzJhNjliYWQ3OTdmNjZhNDA4ZTM4MDAzMGU3OGFhLmpwZw==

Em 2009, Demomen e Soldiers, duas classes do shooter multijogador da Valve, Team Fortress 2, envolveram-se num fervoroso confronto. Os fãs levaram a competição a sério e apesar da vitória dos Soldiers, a dedicação dos jogadores de ambas as fações beligerantes ficou registada nos inúmeros e criativos cartazes de apoio.

Mas ninguém levou o conflito mais a sério o que Channel One, um canal de televisão russo que cinco anos depois veio desenterrar a propaganda fictícia e apresentá-la como propaganda real de um confronto menos amigável.

Segundo Nikita Likhacehev, que chamou a atenção para o erro no seu blogue, um dos cartazes de apoio à equipa dos Demomen foi utilizado por este canal num documentário acerca da Primeira Guerra Mundial como ilustração do dispositivo propagandístico montado pelos países envolvidos no conflito como forma de demonização dos seus oponentes.

Assim, apesar da miríade de documentos reais, muitas vezes náo muito longe do exagero caricatural neste evidenciado, ilustrando a força da propaganda ocidental em tempo de guerra, o canal preferiu buscar este exemplo desenhado por Tanktaur, que falha o contexto por quase um século.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro
Publicações em Destaque