Descoberto Jogo inédito de Duke Nukem na biblioteca do Congresso dos EUA

#Notícia Publicado por jmr23, em .

IMAGEaHR0cDovL2NkbjAudm94LWNkbi5jb20vdXBsb2Fkcy9jaG9ydXNfaW1hZ2UvaW1hZ2UvMzY1ODQ3MzAvRHVrZU51a2VtX01lbnVTY3JlZW4uMC4wX2NpbmVtYV8xMjgwLjAuanBn

Duke Nukem: Critical Mass foi desenvolvido para o Nintendo DS por Frontline Studios. A versão programada de PSP, no entanto, nunca foi lançada, e era desconhecida por muitos ate hoje. David Gibson, um técnico de imagem em movimento (the Moving Image), na Biblioteca do Congresso, descobriu um disco de origem original na coleção da biblioteca não muito tempo atrás, veja abaixo os detalhes.

"Desde 2006," Gibson escreve," a seção the Moving Image na Biblioteca do Congresso que tem servido como unidade de custódia para os jogos de videogame. Recebemos cerca de 400 jogos de videogame por ano através do processo de registro de direitos autorais."

"Alguns meses atrás, durante a realização de um inventário de jogos de vídeo adquiridos recentemente, me deparei com um DVD-R rotulado com nome de Duke Nukem: Critical Mass (PSP)... Uma linha de texto sobre o registro de banco de dados de direitos autorais para o item me intrigou. Lê-se: Autoria: Todo vídeo game; código de computador; obras de arte; e música".

"Percebi, então, que no meu computador o disco de origem utilizou ao autor o UMD para um jogo de PlayStation portátil inédito. Eu senti um nó na garganta. Senti-me como se eu fosse um mago e tivesse resolvido um enigma e destrancado a porta secreta."

Gibson disse que escondido dentro do disco tem um arquivo de texto ASCII que contém as informações completas e créditos para o jogo, junto com "um grande código de software ofuscado".

O disco será útil para pesquisadores e desenvolvedores de jogos para as gerações atuais e antigas.

JmR23
JmR23 #jmr23
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque