Xbox X-Surface: rumor falso foi criado para testar jornalistas

#Notícia Publicado por Rick_Addiction, em .

IMAGEaHR0cDovL25vdGljaWFzLnJ1bW9uZXQucHQvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTEvZ3NtYXJlbmFfMDAxLmpwZw==

Um blogueiro lançou nesta quarta-feira um boato sobre um novo console da Microsoft chamado X-Surface. Mas o rumor foi minuciosamente criado como forma de protesto, para mostrar como, segundo o criador do hoax, as notícias do mundo dos games não são checadas antes da publicação.

IMAGEaHR0cDovL3AyLnRycnNmLmNvbS5ici9pbWFnZS9mZ2V0L2NmLzMwMS80NjQvaW1hZ2VzLnRlcnJhLmNvbS8yMDEzLzAxLzIzL21pY3Jvc29mdC14LXN1cmZhY2UtaG9heC1ib2F0by1ydW1vci1wcm90ZXN0by1nYW1lcy1mYWxzby1lbWFpbC1pbXByZW5zYS1kaXYuanBn

"A 1h41 GMT de hoje (23h41 de ontem no horário de Brasília) enviei um e-mail anônimo a uma série de sites de games, afirmando ser um funcionário da Microsoft trabalhando no novo Xbox. Inventei cada palavra do texto, juntando algumas especificações que copiei de outros rumores que têm aparecido na internet", descreve ele no Tumblr X-Surface, criado por volta das 15h desta quinta-feira para contar todo o "experimento".

Segundo descreve no texto, às 7h58 a equipe do site Pocket-Lint entrou em contato, afirmando que precisaria checar as informações, mas uma hora depois publicou o material. O criador do rumor só viu a mensagem do Pocket-Lint duas horas depois de a notícia estar no ar.

"Foi postado sem nenhuma validação, nenhuma checagem de informação, nenhum dado sobre a fonte. Só um e-mail simples dizendo, 'Eu trabalho na Microsoft - você acredita em mim?'", afirma no texto. Ele criou uma conta de e-mail anônima e justificou o fato, quando escreveu à imprensa, pelas represálias que poderia receber "no trabalho".

O blogueiro em seguida conta como a notícia se espalhou, chegando a sites de grande porte como Yahoo!, CNET e Gizmodo. Ele reclama que, em todos os casos, a informação era atribuída ao Pocket-Lint, "como se linkar para o site original absolvesse os demais (que replicaram a informação) da necessidade de checar a veracidade da fonte".

IMAGEaHR0cDovL2dlbWF0c3UuY29tL3dwLWNvbnRlbnQvdXBsb2Fkcy8yMDEzLzAxL1J1bW9yLU5leHQtWGJveC1YYm94LmpwZw==

No Tumblr há um link para a busca no Google para o termo 'Xbox X-Surface', com 12,4 milhões de resultados. "Tudo é para ser o primeiro. Publicar essas notícias (quer se acredite nelas ou não) antes que qualquer outro veículo o faça, garante impressões de página e a super importante receita com anúncios", reclama. Ele conclui o texto afirmando que não se pode acreditar nem nos sites com mais reputação do mundo dos games, e que os fãs só deveriam acreditar nas notícias depois que a Microsoft ou a Sony anunciarem lançamentos oficialmente.

O site Pocket-Lint atualizou a nota após a publicação do Tumblr e justificou a publicação da história. Primeiro, afirma que deixou, no final do texto original, um aviso de que "quando uma dica é anônima, há sempre um grau de dúvida em acreditar em tudo o que diz". O site se defende afirmando que não foi o único a "cair" pela história, e reforça que disse apenas que as informações, agora sabidamente falsas, eram plausíveis. "Suspeitamos, sim, que poderíamos estar dando algo falso, como mostra o parágrafo na história original, mas decidimos publicar mesmo assim porque, como você (leitor), gostamos de ler sobre rumores e boatos", diz o texto.

Rick_Addiction
Rick_Addiction
, São Paulo
Publicações em Destaque