Review: Euro Truck Simulator 2

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

Pessoal, faltam menos de 02 dias para o lançamento do jogo que promete ser o melhor simulador de caminhões de todos os tempos: Euro Truck Simulator 2!!! Eu como fãnzaço do game, não poderia deixar de compartilhar esse excelente review feito pelo Restanho do Blog Amo Caminhões:

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvU2NyZWVuSHVudGVyXzAyMi5qcGc=

Olá Amigos,

Antes de iniciar qualquer coisa, eu quero dizer que finalmente temos um simulador de caminhões de verdade e ao nosso alcance. Nada do que foi produzido até hoje, seja jogos ou mods, chega aos pés do Euro Truck Simulator 2. Sim Senhores… não há nada similar ou próximo. Por isso, vamos incentivar a SCS comprando o jogo e não pirateando, pois eles merecem o nosso dinheiro!!

Então vamos lá!! A instalação do jogo é rápida e simples. A chave é adicionada para liberar o jogo full e em seguida, existe uma configuração inicial do controle a ser usado, definindo que tipo de transmissão quer usar. No meu caso, já escolhi a configuração para o G27 com caixa original da Scania, com caixas baixa e alta + reduzidas. Vencida esta etapa, cria-se o perfil, simples e muito interativo, onde é possível escolher entre várias imagens e logos para você e sua empresa. Em apenas alguns minutos estamos na tela inicial do jogo. O idioma Português está disponível o que ajuda muito no jogo.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzNC5wbmc=

Configurações da máquina de teste e Performance

No início, a parte gráfica do meu jogo já veio toda configurada, porém, senti um pouco de lag no jogo. Para amenizar, desliguei meu 2° monitor, retirei a configuração de área de trabalho estendida e tive que para o ETS2, tirar o tunning da minha placa de vídeo. Além disso, coloquei os reflexos de ultra para alto, a visualização dos espelhos de baixo para médio e a sombra de alta para ultra. Feito isso, o game rodou lisinho. Embora eu esteja com o Anti-Aliasing do jogo ligado, percebi alguns pequenos serrilhados no interior e no cenário, o que não acontece quando estou jogando GTS com a placa tunada. Mas mesmo assim, os gráficos impressionam muito.

Máquina de teste:

Phenon II X4 3.0GHz

8 Gb RAM

HD 1 TB - SATA 2 - 7200Rpm

NVidia GTX 460 768 Mb - 82 Gb/s

Logitech G27

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzMC5wbmc=

Passada a parte de configuração, percebi que o jogo roda liso e de forma constante, não dá pequenas travadas (normais nos loads tipo esfera) e de maneira geral a sensação de fluidez é grande. Percebi também que na configurações de gráficos, é possível tirar um monte de coisas, o que ajudará os PCs mais fracos, lembrando que as recomendações mínimas são:

Windows XP/Vista/7, Dual core CPU 2.4 GHz

2 GB RAM, graphics card with 256 MB memory

(GeForce 7600 GT-class equivalent or better)

Em geral, deve rodar relativamente bem na maioria dos PCs atuais.

MENU

Você já começa a perceber a qualidade do jogo pelo menu inicial do jogo. Baseado em um ambiente mais interativo, todas as informações da sua carreira já estão disponíveis no menu principal, logo, não existe mais LOAD GAME, o que existe apenas é uma seleção de PERFIL ao iniciar o jogo. Uma vez selecionado o PERFIL, você já estará dentro do seu jogo no menu principal. Só usará a função SAVE GAME quando quiser salvar o game dentro de um trajeto selecionado.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzNC5wbmc=

Se você já é dono de um caminhão, como é o meu caso, o seu caminhão aparece no menu principal, sempre que entrar nele. Se ainda for empregado, mas não estiver carregando nada, um caminhão aleatório aparece. Se estiver carregando algo, o seu caminhão atual do transporte é mostrado na tela.

Falando um pouco das opções:

Mercado de trabalho: É nesta opção que você pode escolher cargas rápidas (modo empregado) e mercado de fretes (modo autônomo). Mas mesmo quando você já for autônomo, você pode se der vontade, fazer fretes como empregado, para dirigir eventual um caminhão diferente do seu.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzNS5wbmc=

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzNi5wbmc=

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzNy5wbmc=

Mapa do Mundo: Ele mostra todo o mapa do jogo, podendo dar zoom e navegar pelo mapa. No ícone de informações, existe uma legenda do que significa cada um dos ícones usados dentro do mapa. De acordo com que você aumenta o zoom no mapa, eles vão aparecendo.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzOS5wbmc=

Rádio: Nesta opção você pode escolher entre musicas colocadas na pasta music, ou por rádio adicionadas via stream.

E-mail: Assim como no GTS, é onde você gerencia os seus E-mails. Diferente do predecessor, agora não ficamos recebendo e-mails a todo momento.

Salvar e Carregar: Nesta opção você pode escolher entre os seus saves. Embora eu tenha colocado que não existe LOADGAME, esta opção existe para caso você queira ter mais perfis ativos e mudar de um para outro. É aqui também que você salva o seu game, embora o jogo faça isso automaticamente toda vez que sai do jogo.

Barra STATUS PESSOAL: Nesta barra estão as principais informações do seu perfil, como que nível está, distância percorrida, pontos de experiência, habilidades, etc. Funcionando como um menu interativo, basta clicar na opção para abrir novos menus com mais informações.

Barra MEU CAMINHÃO: Nesta barra, são mostradas as informações do seu veículo atual, como marca, modelo, distância percorrida com ele, quantos KM ainda restantes com o combustível do tanque e danos. Nesta barra também estão disponíveis para acessar, as concessionárias, novos acessórios, ajustes de cabine e diagnóstico do veículo. Na opção ajustes de cabine, é onde você pode ajustar os espelhos e luzes do seu caminhão.

Barra STATUS DA EMPRESA: Nesta barra, estão as informações da sua empresa, como, dinheiro na conta, quantidade de garagens, número de caminhões e motoristas e o seu lucro da última semana. Além disso, você pode acessar o gerenciamento da sua empresa, o banco e agências de recrutamento.

O JOGO

Ambientado na Europa, Euro Truck Simulator 2 engloba boa parte da Europa + Inglaterra, com nomes de cidades reais, caminhões reais (mesmo alguns não tendo logos reais, são réplicas perfeitas) e estradas bem elaboradas. Para quem está começando o jogo pela primeira vez, não existe a opção de sair rodando livremente pelo mapa, pois como você não tem dinheiro, nem caminhão, o que sobra é trabalhar de empregado FREELANCE para as empresas. Este modo se assemelha muito ao modo de jogo do Extreme Trucker 2, onde no menu você escolhe uma carga, o jogo carrega e você aparece dentro do mapa, tendo que entregar a carga. Feita a entrega, o jogo volta para o menu principal, onde você pode escolher outra carga e assim por diante. Pois bem, no começo do jogo você só poderá fazer isso, mas em nada tira o brilho do jogo, pois com tantas possibilidades de cargas e caminhões, este modo é muito divertido.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA0My5wbmc=

No menu OFERTAS DE TRABALHOS RÁPIDOS você acessa a lista de cargas disponíveis, que no começo não são muitas mas também não são poucas. É através deste sistema que você vai explorando o mapa e descobrindo coisas… isso mesmo… você só conseguirá ir visitar uma concessionária se descobrir ela. (no GTS já existia este sistema). Então, qual é o seu objetivo? Juntar dinheiro para poder comprar o seu caminhão, para poder finalmente então, rodar livremente pelo mapa, como funcionavam os jogos anteriores. Os esquemas de administração de garagens e empregados são bem simulares ao do GTS.

Você pode também, depois de algumas entregas como FREELANCE, arriscar um empréstimo no banco e comprar o seu caminhão e cair no mundo. Em qualquer um dos modos, a diversão é garantida. O que eu gostei bastante no modo empregado, é o fato de poder escolher ir para qualquer lugar, ou escolher qualquer caminhão ou ainda escolher qualquer carga para transportar. Além disso, neste modo, os custos de manutenção do veículo são por conta de empresa.

MENU DE CARGAS - MODO FREELANCE

No menu de cargas, é possível classificar as cargas por diversos critérios, preço, distância, origem, destino são alguns deles. Isso facilita muito a sua tomada de decisão, pois o ideal é sempre pegar uma carga na cidade que você está, assim, não perde tempo em translados de cidade em cidade. E pegar cargas na sua cidade te ajuda a estar sempre nos horários das entregas, pois quanto mais cedo você entrega a carga anterior, mais tempo tem para entregar a carga posterior.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzNjEucG5n

PONTOS DE EXPERIÊNCIAS X CARGAS

Mesmo você sendo um pobretão, sem caminhão, sem quase nada, a cada entrega você ganha experiência e mais visibilidade no mercado logístico do ETS2, e a cada vez que você sobe de nível no jogo, você ganha um ponto de experiência que pode ser gasto com qualquer um dos critérios abaixo:

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA2MS5wbmc=

ADR: Estas são as habilidades para se transportar produtos perigosos. Quanto mais pontos gastos aqui, mais cargas perigosas aparecem e mais grana você recebe pelos fretes.

Longa Distância: Habilita você a pegar cargas cada vez mais para longe. Quanto mais longa a carga, mais dinheiro / Km rodado você recebe.

Carga de Alto Valor: Permite você pegar cargas com valores mais altos, rendendo mais dinheiro pelo frete realizado.

Carga Frágil: Permite você pegar cargas frágeis, recebendo mais dinheiro pelo frete realizado.

Entrega Just-in-time: Habilita para você as cargas com prazos de entrega mais estreitos. Quer emoção, se habilite nesta opção, pois as cargas realmente são apertadas em questão de prazo de entrega. Você precisará acelerar para chegar a tempo.

Eco-Direção: Quando você for autônomo, gaste pontos de experiência com esta opção, pois fará sua direção ficar mais econômica, gastando menos combustível.

O MAPA

A SCS se superou desta vez, pois o mapa está muito bom. Os cenários foram cuidadosamente criados e representam a realidade da Europa. Cuidados com fronteiras, modelos de pedágios e coisas afins ficaram perfeitos, trazendo realmente a Europa para dentro do jogo. Além disso, os cenários não são enjoativos e mudam constantemente o que tornam as viagens agradáveis. Detalhes de radares e obras nas estradas ficaram perfeitos. A sinalização das rodovias ficou também beirando a perfeição, a ponto de indicar que um posto ou cruzamento está a 500m de distância.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA0OS5wbmc=

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA1NS5wbmc=

O que me chamou muito a atenção é a qualidade dos prefabs usados no mapa. Para quem não está ambientado com o termo, prefabs são estradas pré-construídas para fazer cruzamentos, viadutos, obras, essas coisas, fazendo o tráfego se comportar de forma distinta da rodovia. Neste quesito, a quantidade de prefabs utilizados é muito grande e torna a experiência da direção mais interessante. Existem cruzamentos que não tem semáforos, o que te força a ter que observar o tráfego para poder realizar a conversão.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAwNy5wbmc=

Mas de todos os cruzamentos, o que mais me chamou a atenção foi um cruzamento em cruz com uma preferencial, sem semáforos. Fiquei 5 minutos até conseguir cruzar com a carreta carregada. Muito bom!!

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAwNC5wbmc=

Outros pontos que chamam a atenção são os pedágios, que existem na Itália e França, onde você precisa parar, dar um comando de pagamento da tarifa para ter a cancela aberta, para daí então seguir sua viagem.

Em geral, não existem grandes dificuldades a maior parte do tempo nas pistas duplas, mas eventualmente você se depara com uma situação de perigo, causada pelo tráfego ou por obras nas estradas, fazendo você ficar mais atento. Dirigir no Reino Unido com um caminhão de direção esquerda é mais trabalhoso, e o mesmo vale para o contrário, dirigir no continente com um caminhão de direção direita, dá mais trabalho. O que eu mudaria talvez no mapa seria adicionar mais subidas e descidas e mais estradas simples. Umas serras também seriam bem vindas.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA1Ni5wbmc=

A FÍSICA

Não escrevia "a física" a toa… Senhores, estamos diante de uma física que beira a perfeição. Lógico, se olharmos com uma lente muito grande, vamos encontrar defeitos, porém, dentre todas, é a melhor e chega bem próxima, mas MUITO próxima, da física de um caminhão real. Agora, as carretas realmente tem peso e fazem o caminhão sofrer mais nas subidas. Além disso, a aderência em pista molhada é diferente da seca e freiar sem carreta é diferente do que com carreta. Agora, em frenagens em curvas, o reboque empurra o cavalo, causando o temido L.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA1OC5wbmc=

O caminhão tem inércia agora, isso quer dizer que dá para trafegar em ponto morto sem o caminhão parar rapidamente. Nas descidas, é necessário freiar para segurar o bruto. Jogar com um bom volante ajuda a deixar mais real, e neste quesito, eu recomendo totalmente um Logitech G27. Com este volante, é possível simular a caixa original de 12 velocidades da Scania, com botão de reduzida e botão de caixa alta / baixa. Além disso, o uso de embreagem totalmente manual deixa a simulação muito mais real.

Ainda dentro da física, a transmissão está perfeita e o escalonamento das marchas está muito real. Senti falta de mais caixas de câmbio, mas creio que isso um mod pode corrigir.

TRAFEGO

É claro que sempre iremos reclamar do tráfego, mas posso dizer que ele está muito bom nesta versão. Além de mais inteligente, o tráfego está mais ousado e mais colaborativo também. Chega a ser meio imprudente em algumas ultrapassagens em pistas simples, exigindo que você o ajude, segurando o caminhão, para facilitar a passagem, mas por outro lado, também te cede passagem em cruzamentos sem semáforos.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA2MC5wbmc=

A interação com o tráfego é interessante, pois se você vem de luz alta, eles piscam a luz para você abaixar. Se está atrás deles e pisca a luz, eles abrem passagem em pistas duplas. Além de tudo isso, o som o AI está mais inteligente também. Quando um caminhão para do seu lado no semáforo, o som dele vai para marcha lenta e assim que abre o semáforo, ele acelera como se fosse um veículo normal. Complementar ainda, os sons dos carros do tráfego são distintos. Isso dá um efeito bem bacana.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAxMy5wbmc=

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAzMDEucG5n

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAyOS5wbmc=

SONS

Neste quesito também poderíamos ficar eternamente reclamando e dizendo o como poderia ser melhor, mas o som o ETS segue o som do Scania Truck Driving Simulator (STDS), o que já é uma evolução considerando a estrutura de sons primárias dos antecessores. Eu achei o som da cabine muito abafado, você quase não escuta o som do motor e também acho o delay do som do freio muito grande. O que tem de legal é o som da turbina em alguns caminhões, nem todos têm esse som forte, e o som da troca de marcha. Os sons ambientes são muito bons e na câmera interna tem o som da rolagem do caminhão no asfalto. Nas paradas de descanso, tem o som do vento nas árvores ao redor do pátio. Esses sons ficaram realmente bacanas. Sons das cidades, obras e empresas, também ficaram muito bons. Você realmente tem a sensação de estar em uma cidade mais viva.

CAMINHÕES

Os caminhões são perfeitos, com muitos detalhes, bem modelados e cumprem a missão deles – serem bonitos e leves. Os interiores são um show a parte e é possível regular altura de faróis e posição dos espelhos. Parece besteira, mas ao pegar um caminhão novo, parar alguns minutos e regular os espelhos conforme o seu conforto é bacana.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAyNy5wbmc=

A parte de customização dos caminhões é um espetáculo a parte!! Embora muito longe da nossa realidade brasileira, com acessórios que não fazem a nossa cabeça, é possível deixar os brutos bem bonitos, estilizados e cheio de badulaques.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAyNS5wbmc=

A jogabilidade do jogo é tão boa, que dificilmente você vai querer jogar na câmera de fora, porém, de tempos em tempos, colocará na câmera 2 para ficar namorando um pouco a sua máquina.

Os eixos dos caminhões são independentes entre si quando passam por desníveis.

REBOQUES

Eu chamo comumente de carretas, mas tecnicamente é reboque. Seguem os padrões europeus e são em pequeno número. Não existem muitos modelos mas tem grande diversidade de cargas. Os eixos funcionam independentes entre si e aceitam rodas diferentes para cada posição. Balançam pouco, mas oferecem resistência ao movimento do caminhão. Em curvas, têm boa aderência, porém, quando extrapolados os limites, causam L no cavalo.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA0Ny5wbmc=

ILUMINAÇÃO X NOITE X SOMBRAS

Este foi outro quesito que a SCS caprichou, com efeitos interessantes e um fino acabamento dos flares de iluminação. Semáforos e postes de iluminação pública afetam o interior do caminhão, causando efeitos super reais principalmente na noite bem escura. O painel está iluminado na medida certa, deixando a mostra o que é realmente necessário. As luzes de freio e pisca refletem objetos, asfalto e reboque a volta.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDAwMS5wbmc=

A noite segue padrão de verão europeu… isso quer dizer que escurece mesmo depois das 22h e amanhece a partir das 5h. Para o nosso padrão fica meio estranho, mas para o padrão europeu, está perfeito. Este é outro quesito que um mod corrige.

Somado as dois itens acima, as sombras dinâmicas são outro show a parte. Você passar por uma estrada, onde as pás de uma unidade heólica faz sombra na estrada é muito bacana. As sombras internas do interior e externas do veículo se movimentam de acordo com a posição do sol x veículo, deixando o jogo mais real. Não há o que falar a respeito a não ser elogiar. Um excelente trabalho!!

CHUVA

A chuva adiciona uma grande dificuldade ao jogo. Você perde visibilidade, perde aderência em curvas e potência de frenagem. Requer que você ande com mais cuidado, diferente das versões anteriores.

IMAGEaHR0cDovL2Jsb2dhbW9jYW1pbmhvZXMuY29tLmJyL2Jsb2cvd3AtY29udGVudC91cGxvYWRzLzIwMTIvMTAvZXRzMl8wMDA1OS5wbmc=

RESUMO

Temos finalmente o primeiro simulador com S maiúsculo e vale a pena cada centavo gasto nele. E vale ainda mais porque a SCS se superou e superou até as minhas mais exigentes expectativas. Portanto, se querem que a SCS continue fazendo games mais fantásticos do que o ETS2, COMPREM O JOGO, não pirateiem. Lançamento oficial dia 19 de Outubro.

Abaixo um pequeno vídeo demonstrando a noite, física, iluminação e mais algumas coisinhas...

Anônimo
Anônimo