Uma Mensagem da Terra

#Artigo Publicado por Neto_, em .

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1Id0VpVGV2V18zQS9UMEZGZ0FQTTBVSS9BQUFBQUFBQUFpay9xRDVDR2JMdUdnWS9zNjQwL2V0bWVzc2FnZV9ucmFvXzYwMC5naWY=

O que os terrestres estão querendo dizer com isso? A mensagem acima foi transmitida da Terra em direção ao aglomerado globular de estrelas, M13 em 1974. Durante a inauguração do Observatório de Arecibo, ainda o maior rádio telescópio único da Terra, uma corrente formada de 1 e 0 representando a imagem acima foi enviada ao espaço.

Essa tentativa de comunicação extraterrestre foi mais algo cerimonial, acidentalmente a humanidade regularmente envia sinais de rádio e TV para o espaço. Mesmo que fosse recebida por alguma forma de vida no aglomerado globular de estrelas, o M13 está tão longe que nós teríamos que esperar quase que 50.000 anos para ouvir uma resposta. A mensagem acima conta de forma resumida alguns fatos importantes da humanidade e do nosso conhecimento.

Da esquerda para a direita estão os números de um a dez, a representação de átomos de hidrogênio e carbono, algumas moléculas interessantes, o DNA, um humano com a sua descrição, fatos básicos sobre o Sistema Solar e informações básicas sobre o telescópio que está enviando essa mensagem.

Algumas pesquisas por vida extraterrestre estão em andamento atualmente, sendo que a mais importante é o chamado projeto SETI (Search for ExtraTerrestrial Inteligence). Como outros projetos, como a classificação de galáxias, a busca por exoplanetas, você, da sua casa e usando o seu computador pode auxiliar os cientistas do projeto SETI, visite o site a seguir para saber mais: http://setiathome.ssl.berkeley.edu/

NnFRUlF5RW9kc0U=

Colaboração: http://mecanicadouniverso.blogspot.com/

Neto
Neto #Neto_
, Fortaleza, Ceara, Brasil
Publicações em Destaque