Nintendo 3DS faz um ano de vida

#Notícia Publicado por legendoflink, em .

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy0taExyTmd2RUpGdy9UMGJEWGRuOFBXSS9BQUFBQUFBQURjOC90SDM4LVlKRUo2TS9zNDAwLzNkc2xhcmdlMDEuanBn

Hoje, dia 26/02/2012 o 3DS completa um ano de lançamento no Japão.

Desde o seu anúncio várias polêmicas, boatos, ceticismo e críticas cercaram o sucessor do Nintendo DS, assim como grandes vitórias também, abaixo você confere um panorama geral desse primeiro ano agitado que ele teve.

eXljQ1VOM29ySDg=

Antes mesmo dele ser lançado chegaram a cogitar que ele teria capacidade de processamento maior que o PS3 e o X-Box 360, porém pouco tempo depois houveram comparações com o PSP e DS que mostraram que o 3DS não é tão poderoso assim quanto especulavam. Mesmo assim ele gera umas imagens de tirar o fôlego:

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1EcGpvbWdnZzlzby9UMGVDaUh6S1ZhSS9BQUFBQUFBQURBcy9oOFMwc3JuRGx4OC9zMzIwL2dyYWZpY28zZHMuanBn

É... a GPU do 3DS faz juz àquele vídeo de demonstração

Uma dúvida inicial era: como é possível gerar 3D estereoscópico sem óculos?

Várias especulações foram feitas, mas vendo os celulares japoneses que estavam surgindo na época podíamos ver que a tecnologia existia e funcionava.

E a tecnologia parallax cumpre muito bem o seu trabalho, é muito engraçado ver a reação das pessoas na primeira vez que têm contato com ela.

Elas parecem não acreditar nos seus próprios olhos.

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1Ld0w4SV9aSGw4RS9UMGVEU0tzNDZwSS9BQUFBQUFBQURBMC90R3FjX0ZKRC1SWS9zMzIwL3RyZWNvbm9sb2dpYS5qcGc=

Não é feitiçaria, é treconologia!

unto a isso também veio o boato de que o 3D dá dor de cabeça, deixa você vesgo, seus olhos esbugalharem, saírem voando e explodirem em seguida.

A Nintendo tem colocado avisos de descanso nos jogos e em partes do aparelho, é meio que uma medida falando "A gente testou bastante e não deu em nada, mas por segurança não abusa ok?".

Um outro ponto de desconfiança no começo era que a Nintendo colocou um sistema maroto de detecção de pirataria no 3DS. O aparelho fica pegando dados, quietinho, e de repente ele pode pegar e falar: "você é feio, bobo e pirateiro, não brinco mais com você".

Teve até algumas lojas japonesas que anunciavam que não aceitavam 3DSs que pudessem ter tido contato com pirataria.

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy15SGROWTFuUDh0VS9UMGJoY2podU03SS9BQUFBQUFBQURkRS8zb2ZxQ21Td1A5US9zMjAwL3BpcmF0YXMtcmlvMS5qcGc=

É, vai ser difícil vocês burlarem o 3DS...

Mas vamos ao que interessa: jogos, jogos e mais jogos!

No início o 3DS não tinha muitos jogos bons, mas aos poucos isso está sendo corrigido e muito bem corrigido, diga-se de passagem: Super Street Fighter IV, Zelda Ocarina of Time, Star Fox 64 3D, Pokemon Rumble Blast, Super Mario 3D Land e Mario Kart 7, só pra começar, sem querer apelar para Metal Gear, RE Revelations, RE Mercenaries, Shin Megami Tensei, Dead or Alive, Tales of the Abyss, Skylanders e outros títulos.

IMAGEaHR0cDovLzEuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy0tVmRqc2FtVEFQTS9UeXZpeTdRTXVTSS9BQUFBQUFBQUM1US9EWGJhbUFBd3p6dy9zMjAwL2dhbWVjYXJkY2FzZS5qcGc=

Acho que preciso de uma dessas Game Card Cases...

E os jogos não ficaram só na distribuição tradicional! Jogos bem interessantes também vieram pela rede, como Pushmo, Mighty Switch Force, Mutant Mudds e Dillon's Rolling Western, fora aplicativos como a Pokedex 3D, Nintendo Video e Swap Note.

Pena que ainda não teve nenhuma atualização para os AR Cards. O potencial disso é muito grande!

A Nintendo está utilizando a internet de um jeito bem interessante também. Além dos vídeos e cartas do Nintendo Video e do Swap Note, ela também tem disponibilizado trailers dos games, para mostrar os efeitos 3D de seus jogos pra muita gente mesmo hoje em dia não havendo muitas telas 3D no mercado, principalmente sem cóculos. Os demos disponibilizados também tem cumprido muito bem esse papel. Até agora tivemos demos de Metal Gear, RE Revelaitons, Mario & Sonic e Nintendogs. Uma coisa que poucos sabem é que é possível visualizar fotos em 3D na internet através do browser do 3DS. Futuramente ela também distribuirá DLCs para turbinar os jogos. Aos poucos ela está melhorando bem a parte online, afinal, ela está construindo a Nintendo Network né?

IMAGEaHR0cDovL3NpY2tyLmZpbGVzLndvcmRwcmVzcy5jb20vMjAxMi8wMS9uaW50ZW5kb19uZXR3b3JrX2xvZ28uanBn

No começo o 3DS não tinha tudo isso, mas aos poucos foram surgindo os updates que fizeram a festa do fãs, como o primeiro update, que trouxe o eShop, com a Pokedex 3D, Virtual Console, Transferência do DSi pro 3DS, Browser e mais, e o update do final do ano, que trouxe o Nintendo Zone, transferência entre 3DSs, suporte a DLC, gravação de vídeos em 3D, atualização do Mii Plaz e mais.

IMAGEaHR0cDovLzIuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy12LUIzUlJfalAyZy9UMGlXT0plU3pLSS9BQUFBQUFBQURkTS9CbkJUb0tvVUhfdy9zMzIwL3Bzdml0YV9maXJtd2FyZTE1MS0yMDExMTIyNzE1MDUyMy5qcGc=

E lógico que não poderiamos deixar de falar do rival do 3DS, o portátil com nome de batedeira, o PS Vita! Lançado meio as pressas, dando diversos problemas, o portátil possui uma proposta de ser um PS3 de bolso, o que não tem funcionado muito bem pois a experiência do console possui várias características que um portátil não consegue reproduzir.

Pouco tempo após o anúncio do Vita o 3DS recebeu uma generosa redução de preço, que não esqueceu quem já tinha comprado! Os Early Adopters viraram embaixadores e receberam 20 jogos de GBA e Nes, tendo entre eles jogos como Yoshi's Island, Wario Ware, Mario Bros, Wario Land, Metroid Fusion, Mario vs Donkey Kong e outros.

Isso foi uma ótima jogada da Nintendo! Distanciou o 3DS das comparações com o Vita, que inicialmente estava no mesmo preço, agradou os fãs e, junto com os updates, marketing e jogos acabou tendo um grande efeito nas vendas do consoles, que está melhor que o GBA, Wii e DS!

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy1HZkVzeGl4V2l3cy9UMG1iTFhhWXFUSS9BQUFBQUFBQURkVS8yZ2pJamNJaS11RS9zNDAwLzQwMTUzNl8zNzE0MTU1ODk1NDg3MThfMTA3Mzc5Njg5Mjg1NjQ0XzEzNDAzMzRfMTYxMjg3MzQ3MF9uLmpwZw==

A Nintendo tem feito várias iniciativas em eventos também, não só nos maiores e onde todos participam, como a E3 2010 e E3 2011, como também eventos exclusivos, como a 3DS Conference, Nintendo Direct e Nintendo World.

E o Brasil não ficou de fora, no Troféu Game World 2011 testamos o portátil antes dele chegar oficialmente nas Américas, no lançamento do Mario Land 3D o Charles Martinet, dublador do Mario estava por aqui, e no lançamento do 3DS Red o próprio Reggie, diretor da Nintendo of America, veio pra cá. (E o Shinka jogou e perdeu humilhantemente dele para não tirar a moral do cara ;) )

É, estão lembrando bem da gente! Parabéns à Gaming do Brasil por estar fazendo um ótimo trabalho! Com certeza com isso os fãs brasileiros da Big N ficarão cada vez mais e mais fiéis! (E lembram que o 3DS tem opção de PT-BR?)

Além disso teve também a iniciativa dos Meetups, site utilizado pela Nintendo para incentivar os encontros, muito úteis não só para reunir muita gente para jogar, mas também para conseguir peças de quadros e combatentes pelo StreetPass.

Aliás, sabia que São Paulo tem a maior comunidade de Meetup de 3DS do mundo?

IMAGEaHR0cDovLzQuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy10OG1lUzhIN1NsSS9UMG1qd1k5eDE1SS9BQUFBQUFBQURkYy9CS1VGRWU0cFh3VS9zNDAwLzNkc19zdHJlZXRwYXNzX2RheS5qcGc=

Um outro assunto polêmico desse primeiro ano de vida é o do Circle Pad, que adiciona um segundo analógico ao 3DS, além de pegada mais firme e algumas outras coisas. O acessório não é obrigatório em nenhum jogo ainda, mas dizem que o "3DS Lite" teria ele embutido nativamente.

IMAGEaHR0cDovLzMuYnAuYmxvZ3Nwb3QuY29tLy16ZnlwQkRDakRKOC9UMG1uNkFTRDA5SS9BQUFBQUFBQURkay9yUjBLZVdaQWNWNC9zMzIwLzNkcy1jaXJjbGUtcGFkLWFkZC1vbi5qcGc=

E o futuro parece bem promissor: Kingdom Hearts 3D, Heroes of Ruin, Monster Hunter, Kid Icarus, Spirit Camera, Mario Tennis, Tekken, Rhythm Thief e outros jogos não anunciados e que sabemos que cedo ou tarde serão lançados, como Smash Bros, Pokémon e Mario Party, lembrando que a Nintendo não gosta de anunciar jogos se eles estão muito longe do lançamento. Que venham mais anos do 3DS!

Quer relembrar mais a fundo tudo que aconteceu?

No meio desse post há diversos links para posts passados que contam um pouco da história desse incrível e promissor portátil.

Use o seu mouse e olho biônico para achar os links e parta nessa viagem pelo túnel do tempo!

Dica: segure o ctrl para manter a página atual aberta enquanto faz isso, assim dá para abrir várias páginas.

E você, que outros grandes momentos tem para relembrar nesse primeiro ano do 3DS?

legendoflink
legendoflink