Certificações de TI com maiores destaques em 2012

#Artigo Publicado por JEAN_GV, em .

Queridos amigos(as),

Todos vocês que acompanham o forum já estão cansados de saber que a área de TI só irá crescer até 2016 no Brasil, com expectativas de criação de mais de 700 mil vagas de trabalho neste setor. Sabemos também que as certificações serão uma excelente estratégia para conseguir crescer profissionalmente e é justamente ai que entra o propósito deste artigo. Quais as melhores certificações no momento? O que o mercado espera para o futuro?

A Microsoft completou recentemente 20 anos do programa de certificações no mundo e diversas novas soluções estão por vir neste ano, como o Windows Server 8 e o System Center 2012. Tecnologias e soluções para as mais variadas áreas estão sendo lançadas este ano e precisamos nos capacitar para não deixar o bonde passar. A tendência para os próximos anos é deixar cada vez mais de lado as soluções de forma física para utilizar a nuvem como um todo. Portanto, se você quiser realmente se preparar para o futuro, estude bastante tecnologias de virtualização, como o Hyper-V que virá com várias mudanças no Windows Server 8, como também VMware e Citrix, sem esquecer de assuntos e certificações em segurança e redes que fazem parte deste mundo, como CEH, CISSP , Security+ e certificações gerais da Cisco.

Outras áreas que vocês também podem investir são em tecnologias para as quais recursos de treinamento são escassos, talvez porque os especialistas nesses campos estão tão ocupados trabalhando que eles não possuem tempo para parar e compartilhar seus conhecimentos e experiência com os demais. Especialistas em Microsoft Lync e System Center são bons exemplos, especialmente quando falamos das soluções mais complicadas, como o System Center Configuration Manager e o System Center Virtual Machine Manager.

Portanto meu caro amigo, caso você trabalhe na área de infraestrutura, mantenha sua atenção em soluções na nuvem, deixando a tecnologia como serviço, o que envolve bastante conhecimentos em virtualização. O futuro está neste caminho e, quem partir na frente, terá uma alta possibilidade de colher bons frutos!

Jean
Jean #JEAN_GV
Publicações em Destaque