Brasil pode ser o primeiro país a adotar censura do Twitter

#Notícia Publicado por rodrigocsp, em .

O governo brasileiro entrou com liminar para que serviço de microblog impeça usuários de postar mensagens sobre blitz da lei seca no trânsito.

IMAGEaHR0cDovL2Vwb2NhbmVnb2Npb3MuZ2xvYm8uY29tL1JldmlzdGEvRXBvY2FuZWdvY2lvczIvZm90by8wLCw0NTE4NzM5MywwMC5qcGc=

O Brasil pode se tornar o primeiro país a adotar a nova política de censura do Twitter, a qual prevê o bloqueio de posts com conteúdos específicos a pedido do governo. O governo brasileiro solicitou uma liminar para impedir que usuários do microblog alertem os motoristas sobre bloqueios da polícia em estradas, radares de velocidade e blitz da lei seca (para identificar motoristas embriagados).

No mês passado, o Twitter revelou planos de permitir aos governos censurar os Tweets, tornando posts "ilegais" completamente invisíveis em seus países de origem. A medida provocou reboliço entre os ativistas da liberdade de expressão. O receio principal é que a política de censura seja usada para silenciar as vozes de governos dissidentes. Com isso, os ativistas estão observando as operações do Twitter para saber quais países vão adotar o recurso de 'silêncio'.

Sob a nova política do microblog, um post que viole a lei em um país pode ser removido a pedido do governo. Mas os tweets censurados ainda serão vistos em outros lugares. O Twitter chegou a afirmar que colocaria um aviso sempre que um post for censurado e que postaria os pedidos de remoção recebidos. O serviço disse que não tem planos para remover os tweets a menos que receba uma solicitação das autoridades do governo ou empresas que acreditem que uma mensagem é ilegal.

________

OFF-TOPIC

Obrigado por visualizar, comente e não se esqueça de avaliar se gostou ou não gostou.

oFF ~rj
oFF ~rj #rodrigocsp
, Rio de Janeiro, RJ