AMD Piledriver terá clocks de fábrica de até 4 GHz

#Notícia Publicado por Turokrj, em .

IMAGEaHR0cDovL2lieGsuY29tLmJyLzIwMTIvMi9tYXRlcmlhcy81MjM4NzgyMDkyMjE3MzkzMi5qcGc=

Nova tecnologia promete muito mais potência para os chips, sem demandar a utilização de overclocks.

A AMD está com os novos processadores Piledriver em fase de testes e adequações. E agora, uma empresa chamada Cyclos afirma ser a responsável pelas altas capacidades da próxima geração de chips da AMD. Segundo a Cyclos, uma tecnologia chamada "Resonant Clock Mesh" estaria sendo utilizada para permitir clocks de até 4 GHz (de fábrica, sem overclock) nos processadores.

Mas esse valor não seria conseguido durante todo o tempo, apenas em momentos mais críticos. O motivo é a similaridade da tecnologia com o KERS automobilístico: armazenar potência de processamento em vez de dissipá-la, para aumentar o "torque" no momento em que for necessário. Dessa maneira, não seriam necessários overclocks para que os núcleos do AMD Piledriver chegassem aos 4 GHz de clock.

AMD Piledriver (sucessor do Bulldozer)

A Advanced Micro Devices Inc "AMD". alcançou a primeira implementação comercial da tecnologia de malha de ressonância de clock licenciada pela empresa startup Cyclos Semiconductor Inc. Cyclos na (ISSCC) em San Francisco, disse que a AMD usará power-saving clock "técnicas para economizar energia" tecnologia de distribuição em núcleos compatíveis com processadores x86, destinados para inclusão em processadores para servidores Opteron e Unidades de Processamento Acelerado (APU), produto cliente.

IMAGEaHR0cDovL3N0YXRpYy50ZWNoc3BvdC5jb20vaW1hZ2VzL3RlYXNlci9hcHVzLmpwZw==

EE Times Explica como, a tecnologia utiliza chip indutores acoplados com condensadores que armazenam energia dos campos elétricos para criar algo conhecido como «circuitos de tanque». Estes circuitos tanque balanceiam o consumo além de reciclar energia que seria dissipada em forma de calor, como acontecem com os chips tradicionais, e o melhor, a tecnologia de malha de ressonância de clock não altera a performance do chip.

Cyclos foi fundada em 2006 como uma spin out da Universidade de Michigan e em seus primeiros anos, ela experimentou com a tecnologia da ARM Holdings. No entanto, processadores da AMD, os Piledriver, irão marcar a primeira distribuição comercial de grande volume da tecnologia de clock ressonante. Com base em seus testes a empresa diz que núcleos Piledriver poderiam vir com uma velocidade de clock de fábrica de 4 GHz ou mais e a economia de energia será na faixa de 10-24%.

O núcleo de Piledriver será usado em chips de computador com vários núcleos destinados a desktops, notebooks e servidores. A segunda geração das APUs 'Trinity' deve chegar em algum momento no segundo trimestre para principais desktops e laptops, enquanto os segunda geração de processadores FX (codinome 'Vishera') não vai chegar até o terceiro trimestre. Não está claro neste momento se todos os chips Piledriver contará a tecnologia da Cyclos ou apenas um subconjunto deles.

Cyclos anunciou planos para fabricantes de SoC como Texas Instruments, Nvidia, Qualcomm e Intel, com a mesma tecnologia para melhorar a eficiência de energia de seus chips.

TurokRj
TurokRj #Turokrj
, Danger de Janeiro