Publicado por DeadL0ck, em .
Clique para ver a imagem em tamanho original


O gênero survival horror já faz parte da história dos games, com grandes jogos e tudo mais, no entanto, parece que o gênero tem um novo rei no trono.

Não há muitos jogos por aí que fornecem os sustos, a tensão e a atmosfera aterrorizante que os jogadores parecem gostar nos dias de hoje. Resident Evil e Silent Hill são as duas séries que vêm em mente quando uma pessoa pensa sobre jogos de survival horror, mas parece que, enquanto um está evoluindo para outras coisas o outro está desaparecendo.

Um dos momentos mais emblemáticos da história do videogame foi quando os jogadores encontraram o primeiro zumbi em Resident Evil. Batimentos cardíacos acelerados e muitos jogadores entraram em pânico porque encontrou algo que nunca tinha visto.

Clique para ver a imagem em tamanho original


Resident Evil continuou a prosperar no sucesso desse sentimento ao adicionar um Nemesis ainda mais aterrorizante e icônico mais tarde na série, e em seguida veio o Residente Evil 4, que até hoje é considerado por muitos uma das melhores experiências de survival horror.

No entanto, com Resident Evil 5, houve uma mudança aparentemente flagrante na jogabilidade dinâmica. Não só devido ao modo cooperativo e a nova jogabilidade que foram introduzidos, mas pela primeira vez, o jogo teve lugar em plena luz do dia e tinha mais ação do que survival horror, algo que os jogadores haviam amado durante tanto tempo.

Isso não quer dizer que Resident Evil 5 foi um mau jogo por qualquer nova mudança, mas não era survival horror.

Por outro lado temos Dead Space, que ninguém tinha ouvido falar, e qualquer um que jogou o jogo horripilante com uma atmosfera marcante caiu no amor por ele desde a primeira vez que teve que correr para salvar suas vidas através de corredores claustrofóbicos, sem qualquer arma.

Clique para ver a imagem em tamanho original


Houve uma verdadeira sensação de perigo iminente por trás de cada canto e cada porta trancada, com luzes apagando aleatoriamente o jogo realmente assustava o jogador e fazia-lhe sentir que a cada ação executada havia sido feita por sua própria sobrevivência.

Em Dead Space 2 ao mesmo tempo que era mais orientado para a ação, ele ainda manteve um grande pedaço da sensação de survival horror o que tornou ainda mais agradável para os fãs.

Clique para ver a imagem em tamanho original


Não seria injusto coroar o novo rei do gênero com um jogo que faz tudo o que a série Resident Evil era conhecida a fazer de melhor. Os Necromorphs tornaram-se tão icônicos como Isaac Clarke e sua devastadora Plasma Cutter e o ambiente do jogo é incomparável.

Também é preciso ver o trailer de Resident Evil 6 que foi liberado recentemente pela Capcom para entender que a série Resident Evil não estará voltando para suas raízes. A Capcom afirmou que eles queriam atrair fãs de Call of Duty para a sua série e, portanto, fez a mudança para tornar o jogo mais orientado para a ação.

Clique para ver a imagem em tamanho original


Se isso é chamado de evolução ou não, uma coisa é clara, que Resident Evil, pelo menos por enquanto, não é mais uma série de survival horror. Por outro lado, segundo rumores sobre Dead Space 3, parece que essa série especial irá continuar a explorar os elementos que a tornaram tão bem sucedida, preservando assim o verdadeiro survival horror.
DeadL0ck
DeadL0ck
Colaborador do site, 31 anos, Sao Paulo, Brasil
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.