Investimento em 4G pode deixar serviço 3G mais caro, diz sindicato

#Notícia Publicado por neosius, em .

O diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sindtelebrasil), Sérgio Kern, disse nesta terça-feira (31) que o ritmo de investimento estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no edital de licitação da faixa de frequência que será usada pelos celulares de 4 geração (4G) deve levar ao encarecimento - inclusive do serviço 3G, hoje disponível na maior parte do país.

A licitação da faixa de 2,5 GHz, que servirá à telefonia 4G, está prevista para acontecer até 30 de abril. O edital, que está em consulta pública, determina que o serviço deverá estar disponível até o final de 2013 nas cidades que serão sede de jogos da Copa das Confederações e da Copa de 2014.

O edital estabelece ainda a cobertura pela tecnologia 4G de todas as cidades que tenham acima de 500 mil habitantes antes do início da Copa.

Kern defendeu, em nome das empresas de telefonia, que o edital seja alterado para que as metas de cobertura sejam fixadas apenas para as cidades que serão sede e subsede dos jogos da Copa das Confederações e Copa de 2014.

"As metas propostas de cobertura previstas no edital, para uso de 2,5 GHz, exigirão altos níveis de novos investimentos que deverão ser realizados sem que tenha acontecida a amortização dos investimentos realizados para o atendimento do edital de 3G", disse Kern, durante audiência pública nesta terça-feira que debateu o edital do 4G, em Brasília.

Nilson
Nilson #neosius
, Manaus
Publicações em Destaque
#Games, Por coca,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,