Categorias: Notícia

Mercadante quer trabalhar com hackers que atacaram sites do governo

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, minimizou nesta segunda-feira, 27, os ataques cibernéticos sofridos pelo governo na semana passada e abriu até a possibilidade de chamar hackers para trabalhar para o ministério, em projetos de transparência de dados e de sites. Ele disse que os danos dos ataques “foram muito pequenos”, sem a violação de dados relevantes. “Existem dois tipos de operadores. Os hackers são os jovens talentosos e criativos que eu, inclusive, quero levar para o Ministério. Quero convidá-los para um ‘hacker’s day'”, disse.

Mercadante contou que pretende dar “transparência total” ao Ministério, disponibilizando ao público todos os dados relativos a gastos e decisões. “Quero chamar os hackers para eles ajudarem a construir os indicadores e a forma de transparência. Quero fazer o Ministério da Ciência e Tecnologia uma referência no ponto de vista do acesso e da transparência de informações”, disse. Afirmou ainda que gostaria de ouvir as opiniões dos hackers a respeito da modernização de novos portais da pasta. “Eles são jovens talentosos que mudam a tecnologia o tempo inteiro e que nós temos que dialogar.”

De acordo com Mercadante, enquanto os hackers ajudam a construir e modernizar os sistemas, os crackers utilizam os ataques para espalhar uma mensagem política ou mesmo pelo “prazer do desafio”. “Os ataques da semana passada mostram que a gente precisa investir e se preparar para ter uma estrutura de defesa mais articulada e eficiente”, afirmou. “Temos que saber nos proteger.

Ver Mais
Compartilhar
Publicado por:
GameVicio

Posts Recentes

IO Interactive lança Starter Pack gratuito para jogar a primeira missão de 007: First Light

A versão gratuita também chega ao PS5 em 10 de novembro, enquanto o jogo completo… Ver mais

6 de novembro de 2026

Nintendo revela calendário dos próximos jogos do Switch 2, incluindo Pokémon e Final Fantasy VII

Metroid Ravenous chega em janeiro, enquanto Final Fantasy VII Revelation está marcado para abril. Ver mais

6 de novembro de 2026

Ex-Rockstar acredita que IA pode fazer GTA 6 chegar mais cedo ao PC por medo de pirataria

Obbe Vermeij estima que uma conversão não oficial com IA poderia custar dezenas de milhares… Ver mais

6 de novembro de 2026

EA lança 25 clássicos no Steam com edições de aniversário de Road Rash e Wing Commander

Na Steam brasileira, os clássicos custam a partir de R$ 12, enquanto as edições de… Ver mais

6 de novembro de 2026

CEO da Take-Two vê pirataria de GTA 6 como inevitável e promete medidas legais

Strauss Zelnick acredita que o tamanho dos jogos e a dependência de servidores oficiais dificultam… Ver mais

5 de novembro de 2026

EA enfrenta críticas por vender produtos de Mass Effect antes do N7 Day

Campanha de merchandising para o N7 Day provoca revolta, enquanto fãs mobilizam petições para tentar… Ver mais

5 de novembro de 2026
Img de rastreio