Revelada a fórmula original da Coca-Cola

#Notícia Publicado por jcason, em .

Programa transmitido pela Chicago Public Radio divulga receita, que seria a criada há 125 anos.

Segredo bem guardado há 125 anos, a fórmula original da Coca-Cola foi desvendada na íntegra e já é de domínio público. Ao menos é o que afirma o programa semanal de rádio This American Life, transmitido pela Chicago Public Radio.

Segundo eles, uma fotografia publicada na edição de 18 de fevereiro de 1979 do jornal "Atlanta Journal Constitution" mostra a receita do refrigerante mais consumido nos quatro cantos do mundo.

Atlanta é a terra natal do inventor da bebida, o farmacêutico John Stith Pemberton, que a criou em 1885. A foto, dizem os produtores do programa, mostra a receita, escrita à mão, copiada por um amigo do farmacêutico em um típico livro de boticário da época. E teria sido passada de geração em geração, e agora estaria com uma mulher na cidade de Griffin.

Segundo agências de noticias, os produtores da rádio teriam reunido especialistas e amantes da bebida para provar da mistura obtida a partir da receita. Todos que beberam o drink afirmam não ter encontrado diferença de sabor em relação à Coca-Cola industrializada.

A receita leva extrato de folha de coca, cafeína, açúcar, baunilha, caramelo e o "pulo do gato", ou seja, o sabor característico da Coca-Cola consumida até hoje, poderia ser obtida com a fórmula 7X, contendo medidas precisas de álcool, óleo de laranja, óleo de limão, óleo de noz-moscada, coentro, néroli (um óleo similar em aroma ao oléo de bergamota, produzido da flor da laranjeira ) e canela.

Pemberton teria criado a fórmula inicialmente para conter o seu vício em morfina, usando bebida alcoólica na composição, que tinha entre os ingredientes a folha de coca.

No site da Coca-Cola, a história contada é de que ele havia acabado de participar da guerra e estava disposto a mudar de vida, conquistando uma nova clientela. Teria então criado a bebida que em sua versão com álcool ganhou o nome de Pemberton's French Wine Coca.

jcason
jcason
, Limeira, Sao Paulo, Brasil