Os 5 Melhores Jogos FPS De Todos Os Tempos

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL3JlLWFjdG9yLm5ldC91cGxvYWRzL3Bvc3RzLzIwMDktMDUvMTI0MjM5NzM2NV9oYWxmLWxpZmUtMl80LmpwZw==

Tiro em primeira pessoa (do inglês first-person shooter, FPS) é um estilo de jogo de computador e video game, no qual se enxerga apenas o ponto de vista do protagonista, como se o jogador e personagem do jogo fossem o mesmo observador.

Inicialmente jogos como simuladores de vôo também eram considerados "tiro em primeira pessoa", mas nos anos 90 a nomenclatura passou a designar jogos em que se controla um personagem livremente pelo cenário, carregando armas de fogo. Nesse sentido, considerado primeiro FPS para computador foi Wolfenstein 3D (1993), da ID Software.

O site Explicit Gamer postou uma matéria na qual elege os 5 melhores jogos de tiro de todos os tempos por ordem de importância nesse gênero, que nos últimos anos vem se destacando por lançar alguns dos maiores sucessos de vendas no mundo dos jogos.

5) Wolfenstein 3D

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5leHBsaWNpdGdhbWVyLmNvbS9pbWFnZXMvV29sZi5qcGc=

Wolfenstein 3D é um clássico jogo de computador, considerado pioneiro do gênero tiro em primeira pessoa.

Foi desenvolvido pela id Software e lançado em 1992 para o MS-DOS. Wolfenstein foi convertido para diversas outras plataformas, incluindo 3DO, Atari Jaguar, Apple IIGS, Super NES e Game Boy Advance, entre outras.

O enredo gira em torno de William "B.J." Blazkowicz, um agente secreto aliado capturado e preso, durante a Segunda Guerra Mundial, no Castelo Wolfenstein. B.J. precisa escapar da prisão, matando os guardas, conseguir informações, destruir projetos de guerra química e acabar com experimentos malignos em seres humanos. Para isso eliminando figuras-chave da hierarquia nazista.

4) Doom

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5leHBsaWNpdGdhbWVyLmNvbS9pbWFnZXMvRG9vbS5qcGc=

Doom é um jogo de computador lançado em 1993 pela id Software, e um dos títulos seminais do gênero tiro em primeira pessoa. Combinando gráficos 3D com violência gráfica, ele tornou-se tanto controverso quanto imensamente popular, com um lançamento em versão shareware que estima-se ter sido jogada por 15 milhões de pessoas. Além de definir muitos elementos dos games de tiro em primeira pessoa, Doom estabeleceu uma sub-cultura por popularizar o jogos em rede e permitir expansões criadas pelos jogadores (WADs). O sucesso do jogo influenciou o boom de jogos nos anos 90 até o ponto desses jogos serem algumas vezes chamados de "clones do Doom".

3) Quake

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5leHBsaWNpdGdhbWVyLmNvbS9pbWFnZXMvUXVha2UuanBn

Quake é um jogo de computador de tiro em primeira pessoa, criado pela Id Software e lançado em 1996. Foi bem recebido por público e crítica, levando às continuações Quake II, Quake III Arena, Quake 4 e Enemy Territory: Quake Wars.

O jogo tem modo tanto individual, com 28 fases divididas em 4 episódios, como "multiplayer", tanto em uma rede local como na internet.

Quake ficou famoso por ser o primeiro jogo com todos os gráficos modelados em 3D, visto que outros jogos de tiro utilizavam imagens em 2D e não possuíam total tridimensionalidade (faltavam salas posicionadas uma sobre a outra e olhar para cima e para baixo, por exemplo). Isso se deve a um motor de jogo programado por John Carmack com a ajuda do redator técnico Michael Abrash (que ajudou a renderização a ser efetuada rapidamente).

O código fonte do jogo foi liberado pela Id, sendo possível, portanto, encontrar na Internet diversas modificações do jogo.

2) Halo: Combat Evolved

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5leHBsaWNpdGdhbWVyLmNvbS9pbWFnZXMvaGFsby5qcGVn

Halo: Combat Evolved, ou simplesmente "Halo" é um jogo de tiro em primeira pessoa produzido pela subsidiária da Microsoft Game Studios, Bungie. Lançado inicialmente em 2001 para o console da Microsoft Xbox. O Halo é um enorme habitat espacial em forma de anel, que fica em um campo gravitacional entre um planeta e sua lua, o que causa a sua rotação gravitacional. No jogo, o jogador assume o papel de Master Chief, um supersoldado com uma armadura de batalha (Mjolnir Mark IV)para aumento de performance. Em nenhum dos jogos da série Halo foi mostrado o seu rosto. Master Chief é acompanhado por Cortana, uma Inteligência Artificial que está em seu capacete. O jogador enfrenta uma aliança de raças alienígenas durante o jogo, tanto a pé quanto em veículos, enquanto tenta descobrir o segredo de Halo. O jogo rivaliza com jogos extremamente inovadores, como GoldenEye 007, ou Half-Life. A revista Edge deu uma nota 10 de 10 para ele, que foi o quarto jogo a ter essa nota na história de 12 anos da revista. Halo é um dos jogos mais premiados existentes. Halo teve duas sequências: Halo 2, lançado em 2004, e Halo 3, em 2007. Um dos principais motivos que faz Halo: Combat Evolved estar nessa posição é o fato de ter obtido sucesso onde muitos outros haviam fracassado - trouxe para os consoles pela primeira vez a facilidade de controles de um FPS que antes apenas os donos de Pcs possuiam.

1) Half Life 2

IMAGEaHR0cDovL3d3dy5leHBsaWNpdGdhbWVyLmNvbS9pbWFnZXMvaGFsZmxpZmUyLmpwZw==

Half-Life 2 é a seqüência de Half-Life, um jogo de tiro em primeira pessoa. Trazendo novas tecnologias para representar a física nos games, Half-Life 2 foi um sucesso de vendas e ganhou vários prémios, sendo destacado como "Jogo do Ano" em 2004. O jogo também inclui o Counter-Strike: Source uma versão melhorada de Counter-Strike, com novos gráficos, física e mapas clássicos reformulados pela tecnologia Source. Half-Life 2 também recebeu duas continuações episódicas, Half-Life 2: Episode One e Two (ambos incluídos junto com Half-Life 2 na compilação The Orange Box), com um terceiro a lançar.

Quais desses jogos você conheceu e jogou? Qual marcou a sua vida como gamer? Caso não concorde com a posição ou com os jogos escolhidos, compartilhe com os outros membros do site através do seu comentário, revelando quais seriam os 5 melhores FPS de todos os tempos na sua opinião.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque