Stalker Complete 2009 - Revitalizando Stalker

#Notícia Publicado por NENROD, em .

Tempos atrás o artista e gamer Pavel Dolgov, criou uma elogiada modificação para o jogo STALKER: Shadow of Chernobyl, revitalizando principalmente a parte gráfica e adicionando elementos para a jogabilidade através da combinação de diversos mods.

IMAGEaHR0cDovL2Zhcm0zLnN0YXRpYy5mbGlja3IuY29tLzI0MjIvMzk0NTgyNTcyNF8yNzc1OTdkYjM4X28uanBn

A motivação do artista foi atualizar a experiência gráfica que o jogo proporciona tentando colocá-lo em igualdade com os jogos da atualidade e proporcionar uma revitalização para os jogadores que já enfrentaram a aventura uma vez e desejam tentar novamente dentro de uma nova perspectiva.

IMAGEaHR0cDovL2Zhcm00LnN0YXRpYy5mbGlja3IuY29tLzM1MjEvMzQ2MzA3NjE3OF85NTVlYmYwNDg2X28ucG5n

Dentro das mudanças, destacam-se:

Novo sistema de clima desenvolvido por artistas vencedores do desafio no Conceptart.org, que á a maior comunidade de artistas que produzem para a indústria de jogos e filmes. As características são:

* Várias fases da transição natural do dia e noite, baseadas em observações diárias, fotografias e estudos dos artistas do estúdio Dolgov. * Possibilidade de visualizar grandes distâncias, criando um grande mundo ao redor do jogador

* Novas fases da lua, criadas pelo estúdio. * Percurso correto do sol de acordo com a data (01.05.2012) e localização geográfica (Ucrânia).

* Iluminação dinâmica e efeitos solares aprefeiçoados, com auroras e crepúsculos realistas. * Número de mudanças de clima multiplicado.

* Diferentes tipos de tempestades. Lentas e rápidas.

* Superfícies úmidas durante a chuva.

* Mapa da constelação de estrelas em alta resolução. * Animações da água aperfeiçoadas.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyLzMyMjM4NDc5MTVfMWQyOGQxMjJlZV9iLmpwZw==

Quase todas as texturas foram retrabalhadas durante 9 meses para um ganho de resolução sem perda de desempenho:

* Locações - todas as texturas trocadas por versões em alta resolução com uso parcial dos arquivos originais e também de STALKER: Clear Sky.

* Criaturas: mutantes aparentam tecido úmido através dos ferimentos. Todos os humanos foram retocados para aprimorar detalhes como armadura, botas, faces e até globos oculares. * Veículos - demonstram aparência realista de estarem abandonados na Zona durante 20 anos.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyL1hSXzNEQV8yMDA5LTA1LTE4XzAwLTMxLTM0LTk3LmpwZw==

Também foram corrigidos inúmeros bugs que atormentaram tanto os jogadores, através do patch oficial 1.0005 e de um patch não oficial criado pela comunidade, incluíndo também numerosos ajustes positivos na jogabilidade como nomes reais das armas, movimento da cabeça reduzido quando caminhando, aumento da capacidade de carregar peso e da altura do jogador, tempo para solução das quests aumentado e etc.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyLzI5Njk3OTI2NDFfNWQxMGE4NzFmMl9iX2NvcHkxLmpwZw==

A inteligência artificial (AI) teve grandes mudanças:

* Novas habilidades - NPC's podem se esquivar de anomalias, remover corpos dos lugares de reunião, arremessar granadas, trocarem de armaduras, curarem outros NPC's, você pode dar armas e armaduras para os NPC's através de vendas ou deixando-as cair próximo deles e dando privacidade para eles trocarem-se, mas podem não aceitar o novo equipamento baseado em preferências, mas se eles gostarem, usarão.

* Detecção prematura - foi removida a habilidade dos NPC's detectarem o jogador de grandes e irreais distâncias. * Furtividade - faca e outros sons críticos como corpos caindo, folhagem e passos foram apropriadamente configurados para reduzir o volume e alcance.

* Pânico da morte - reduzida a distância dos gritos de morte, pois no jogo original causavam pânico no acampamento todo.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyLzMyMjcyMzE4ODBfNGMxNWM1MTFmYl9iLmpwZw==

O mod também modifica muitos sons do jogo, incluíndo armas, anomalias, equipamentos, sons noturnos, sons das balas passando, por equivalentes de melhor qualidade. Adiciona sons únicos para cada ciclo do clima e as frases repetitivas como "Get out here Stalker" foram corrigidas.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyLzEzLmpwZw==

84 novas músicas foram adicionadas, na linguagem local e diferentes para cada facção. Todas as novas canções foram compostas específicamente para o jogo e adicionam bastante para o integração com o ambiente. Os NPC's também tocam gaita de vez em quando.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyL2ltYWdlMi5qcGc=

Uma nova tela de menu foi criada com objetos reais de Chenobyl e novos atalhos e funcionalidades foram criados como ESC+S para criar um save personalizado com nome da fase , data no jogo e horário. (exemplo: 01_escape_2012-05-01_0535.sav).

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyLzEuanBn

Outros mudanças ainda incluem:

* Saco de dormir - está sempre no inventário e permite ao jogador dormir durante a noite.

* Mundança de Facção e reinício - agora o jogador tem a capacidade de alterar um estado de hostilidade e juntar-se com qualquer facção independente da estória.

* Física do NPC's - animações de morte e impacto mais naturais.

* Ajustes em lâmpadas - agora o jogador pode apagar lâmpadas atirando nelas. * Miras telescópicas - retículas de mira em altas resoluções para monitores widecreen e padrão 4:3 criadas por Gnomus.

* Kit de reparo - um item especial no jogo que permite consertar armas e armaduras. A única maneira de conseguí-los é achando-os nos inventários dos mortos.

* Serviços de Reparos - o barmen e o NPC Screw oferecem serviços de reparos mediante pagamento.

* Chernobyl TV - animação da tv alterada com imagens atuais de Chenobyl.

* Visão Noturna - visão noturna em preto e branco baseada no efeito da antena psíquica, para uma melhor visão na escuridão.

* Teleporte - O atalho ESC+J permite o jogador teleportar-se entre pontos do mapa.

* Visão em 3ª pessoa - pressione F1, F2 e F3 para alternar entre diferentes câmeras; mumérico + ou - para aproximar ou afastar o zoom. (por padrão essa característica aciona a troca de câmera apenas. Adicione -psp no atalho do desktop para acionar a câmera em 3ª pessoa).

* Outras características - autênticas texturas de comida e bebidas, habilidade de carregar corpos de criaturas mortas, habilidade de carregar galões de combutível explosivo, barrís, atirar em pássaros e muito mais.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyLzE1LmpwZw==

Existe também a possibilidade do Freeplay, uma modificação que permite ao jogador, após terminar o jogo com o final "bom", continuar jogando indefinidamente. As criaturas e NPC's podem migrar pelos mapas livremente e sucederão situações que não são predeterminadas em scripts. O jogador pode também pular todo o modo estória no começo pressionando o atalho ESC+T para ser teleportado para o último mapa, ou clicando "Freeplay" e "equip for level" para começar no primeiro mapa.

IMAGEaHR0cDovL21lZGlhLm1vZGRiLmNvbS9pbWFnZXMvbW9kcy8xLzEzLzEyOTUyLzE4LmpwZw==

O mod exige que o jogo esteja atualizado com o patch 1.0005 ou 1.0006 e antigos jogos salvos não funcionam, exigindo começar um novo jogo. Também foi mencionado na conceituada revista PC Format, edição 234.

IMAGEaHR0cDovL2k1Ny5waG90b2J1Y2tldC5jb20vYWxidW1zL2cyMTkvYXJ0aXN0cGF2ZWwvUENGb3JtYXRfU0MyMDA5XzUyNS5qcGc=

Para aqueles que gostaram da versão original e querem tentar de novo, com modificações que fazem diferença significativa no visual e jogabilidade, é uma opção bastante interessante.

O mod tem 660 MB, com versões de instalação manual ou arquivo executável e pode ser baixado através da página do autor, que encontra-se no link abaixo.

http://artistpavel.blogspot.com/2009/04/stalker-complete-2009.html

João
João #NENROD

um jogador apenas...

, Araraquara - SP
Publicações em Destaque