.

DNS " Mais um serviço para a Google dominar?

Enviado por KITT_2, , 0 comentários
Tenha um acesso à Internet mais rápido !
O Google lançou hoje um novo serviço designado de Google Public DNS. O serviço de DNS(Domain Name System) é considerado o "coração" de uma rede. Em traços gerais, o serviço DNS é responsável por traduzir nomes em IP"s e vice-versa, isto é, quando escrevemos https://www.gamevicio.com.br, há uma consulta ao DNS para saber qual o IP correspondente.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Um dos principais objectivos que a Google quer alcançar com este serviço é a rapidez, por parte dos browsers (recorrendo a métodos de caching mais eficientes), no acesso a páginas e serviços WEB já que antes de um browser obter qualquer página, questiona o servidor de DNS para saber qual o IP correspondente para um determinado site.

A segurança é outro ponto forte deste serviço já que o serviço de DNS é vulnerável a ataques de spoofing que podem "envenenar" o cache de um servidor e assim encaminhar os pedidos para sites maliciosos.

A transparência é outra característica do serviço já que não existem quaisquer bloqueios ou filtragem de pedidos, não prejudicando a navegação dos utilizadores.

Para quem usa os serviços de DNS dos ISP"s (Sapo, Clix, Netcabo, e todos os outros), terá de alterar os endereços IP e assim começar a utilizador o serviço de DNS da Google.

Os servidores de DNS fornecidos pela Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) deverão ser configurados na sua máquina para poder começar a usufruir do serviço.

A Google disponibilizou uma página com as principais configurações. Ver aqui.
Como Configurar no Windows 7

Ir a Open Network and Sharing Center e escolher a vossa interface que está ligada à rede. No meu caso como estava ligado via wireless, escolher a interface Wireless.

Clique para ver a imagem em tamanho original

Depois escolher Proprieties

Clique para ver a imagem em tamanho original

Da lista apresentada escolhemos Internet Protocol Version 4 (TCP/IPv4), para configurarmos a pilha protocolar IPv4.

Clique para ver a imagem em tamanho original

No meu caso, as configurações de rede são obtidas via dhcp através do router. Para indicar os novos IPs referentes ao serviço de DNS vamos preencher os 2 ultimos campos com os IP"s:


* Preferred DNS server: 8.8.8.8
* Alternate DNS server: 8.8.4.4


Clique para ver a imagem em tamanho original

Testem e digam se a vossa Internet se tornou mais rápida.
----------
Um outro modo é abrir o iniciar e digitar na caixa de busca:
exibir conexões de rede, e siga os passos
KITT_2
Enviado por KITT_2
Membro desde
27 anos, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
label