Diversão ou Troféu/Achievement

#Notícia Publicado por gui201, em .

IMAGEaHR0cDovL2dvb2R5dzMuYW1wbGl0dWRlbmV0LnB0L2ltYWdlcy8vcG9zdHMvdHJvZmV1c19tZWQuanBn

Todos proprietários de um PS3 ou Xbox 360 com certeza sabem o que são os Troféus ou Achievements contidos no jogos recentes, então não tenho porquê me alongar com uma definição.

Também, acredito que todos já cruzaram com algum gamer que é "junkie" por esses prêmios virtuais que incrementa o seu score, a idéia em colar à Tag uma premiação pelo desempenho do jogador acho muito interessante, mas até que ponto é válida ?

Para a indústria dos videogames a inserção é por demais válida, como aponta Randy Pitchford, chefe do estúdio Gearbox, que declarou:

"Os caçadores de conquistas, aqueles que compram baseando-se na média de conquistas por minuto " eles provavelmente compram de dez a vinte títulos por ano, ou pelo menos jogam esse tanto. Eles jogam muito. Portanto, se trata de um consumidor muito freqüente e você deseja estar nesse bolo. Ã apenas negócio. O tempo que se leva é mínimo, já que você terá que bolar as conquistas que qualquer maneira e no fim, suas vendas poderão ser afetadas em algo entre 10 e 40 mil unidades."

Ora, não há dúvida que inserção dessas premiações atravessaram a fronteira do divertimento para uma compulsão de muitos gamers em obter os Troféus ou Achievements; e que, não muito distante, distorce as vendas de um game, ser bom ou ruim, ter um boa campanha publicitária, e acrescenta mais um diferencial, a facilidade e quantidade de premiações ao score do gamer.

Isso é importante ?

Num primeiro momento, não vejo prejuízos maiores e pessoais, visto eu pensar possuir a capacidade do discernimento em eleger um jogo que satisfaça minha necessidade de diversão.

De outra banda, poderá me conduzir, enganosamente, o indicador de um bom título, baseando-me, não só pelos reviews ou previews, ao quantum do jogo foi comercializado e jogado nas plataformas, variável essa não desprezível, pois é, com certeza, um indicativo do senso comum, ou seja, da coletividade gamer.

Para concluir, a idéia da inserção dessas premiações é elogiável; a compulsão do gamer em adquirir essas premiações em detrimento da pura diversão é preocupante; o uso, por parte da indústria, desse mecanismo para otimizar suas vendas é natural; e não é um demérito ser um colecionador de objetos comuns ou de Troféus/Achievements.

Agora você já pensou se é um gamer por diversão ? Ou a diversão virou obsessão ?

Guilherme
Guilherme #gui201
, São Paulo, Sao Paulo, Brasil
Publicações em Destaque