'Tiozão' enfrenta jovens em campeonato nacional de videogames

#Notícia Publicado por GamerVicioX, em .

Romeu Rizzo, de 47 anos, se classificou por acaso para a final.

Final do World Cyber Games acontece até domingo (27) em São Paulo.

Quem quiser comprar um imóvel com Romeu Rizzo talvez tenha que esperar ele terminar uma partida de videogame para poder ser atendido. Isso porque o corretor de 47 anos precisa treinar enquanto trabalha para tentar vencer os seus rivais, a maioria na faixa dos 17 anos, na final brasileira do World Cyber Games 2009 (WCG). A final nacional do evento, considerado a Olimpíada dos games, ocorrerá neste final de semana em São Paulo.

IMAGEaHR0cDovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9Ob3RpY2lhcy9UZWNub2xvZ2lhL2ZvdG8vMCwsMjI3MzQyNDEtRVgsMDAuanBn

Romeu Rizzo, de 47 anos, precisa treinar enquanto trabalha para tentar vencer os seus rivais, a maioria na faixa dos 17 anos, na final brasileira do World Cyber Games 2009 (WCG). (Foto: Daigo Oliva/G1)

Rizzo compete no game de corrida "Trackmania nations united" e, mesmo com a idade bem acima da média dos seus rivais, é um novato na competição. "Fui convidado para assistir a uma eliminatória do WCG por um amigo e, quando estava lá, ele me disse para jogar. Tinha 10 minutos livres antes de voltar para o trabalho", conta.

Quando Rizzo ganhou a eliminatória, seus rivais não perderam tempo e começaram a chamá-lo de "tiozão", apelido que ele gosta e está acostumado a ouvir dos seus colegas de jogo. "O resultado foi uma surpresa e estou acostumado com esses comentários, principalmente quando jogo on-line".

O jogo de corrida é diferente dos tradicionais. Em vez de focar no realismo dos veículos e pistas, "Trackmania" foca na precisão e nos reflexos do jogador para terminar as corridas com carros que parecem de brinquedo no menor tempo possível. Mesmo com outros competidores nas pistas, que são criadas pelos próprios usuários, os carros não colidem uns com os outros, permitindo concentrar-se apenas na sua prova.

IMAGEaHR0cDovL2cxLmdsb2JvLmNvbS9Ob3RpY2lhcy9UZWNub2xvZ2lhL2ZvdG8vMCwsMjI3MzQyNDMtRk1NLDAwLmpwZw==

Rizzo admite que, por ter que trabalhar inclusive nos finais de semana, pode não ter grandes chances de ser campeão e de conseguir uma vaga na final mundial do evento. (Foto: Daigo Oliva/G1)

Em sua primeira final em uma competição de games, Rizzo admite que, por ter que trabalhar inclusive nos finais de semana, pode não ter grandes chances de ser campeão e de conseguir uma vaga na final mundial do evento, que acontecerá na China. "Treino no trabalho com o meu notebook enquanto espero por clientes. Isso dá em média umas duas horas de jogo por dia", explica. Um competidor profissional de games treina até 6 horas por dia perto de uma competição. "Conheço minhas limitações e sei da capacidade dos outros mais jovens. Será difícil me tornar campeão, mas, certamente, não serei derrotado por conta da minha idade".

Para aliviar o estresse

Os jogos de videogame sempre fizeram parte da vida de Romeu Rizzo. Pai de uma filha de 20 anos, ele começou no Tele-Jogo e Atari. Hoje, é viciado em jogos de corrida e usa estes games apenas para aliviar o estresse da semana. "Conheci Trackmania há 3 anos e me tornei fã. Comecei a jogar contra outros gamers on-line e criei uma equipe, a xoxoteam", conta. "Ela começou a crescer quando as pessoas ficavam sabendo da idade".

O corretor de imóveis, que passou por todos os consoles desde o Tele-jogo, um dos primeiros videogames, hoje joga apenas no PC. "Gosto de 'Need for speed' e de 'Grand prix'. Os jogos de corrida trazem um desafio único, que exige apenas do jogador em si, de ninguém mais", afirma. "Muitos dizem que os jogos de videogame prejudicam na concentração e no trabalho. Acho que todos os jogos trazem coisas boas para quem quiser absorver esses aspectos positivos. Além disso, podemos conhecer muitas pessoas no mundo on-line".

Competição acirrada

Em sua sétima edição, a final nacional do World Cyber Games receberá 172 competidores neste sábado (26) e domingo (27), das 10h às 22h, no Shopping Eldorado, em São Paulo. Eles disputarão uma vaga na final mundial, que ocorrerá entre 11 e 15 de novembro na cidade de Chengdu, na China. Os games que entram na disputa são "Counter-strike" (tiro), "Fifa 09" (futebol), "Trackmania Nations" (corrida), "Carom 3D" (sinuca) e "Guitar hero" (musical). Cada vencedor ganha a viagem para a China como prêmio.

André
André #GamerVicioX

Game Vicio - O maior site de games do brasil

, Jaborandi
Publicações em Destaque