Apesar do discurso da Apple sobre as melhorias do novo Snow Leopard, há quem continue criticando a segurança do sistema operacional. O especialista em segurança digital e conhecido hacker Charlie Miller declarou recentemente ao TechWorld que “a Apple não mudou nada”. Segundo o especialista, algumas falhas cruciais foram herdadas da versão anterior do Mac OS X, Leopard, sem serem consertadas.
Miller aponta uma falha em especial, que considera o pior problema, no subsistema ASLR, que força a aleatorização da distribuição do endereçamento de memória (Address space layout randomization, em inglês).
Apesar do nome e descrição complicados, a tecnologia é bem simples de entender: por meio dela, os programas são carregados em diferentes posições de memória toda vez que são executados. Isso dificulta a ação dos hackers e constitui uma boa defesa, pois faz o sistema e programas se mostrarem diferentes para o malware a cada instância, dificultando a automatização de ataques.
O problema é que a ASLR do Snow Leopard (Mac OS X 10.6) não mudou nada em relação à de seu antecessor, o Leopard (versão 10.5), considerada ineficiente. “Ã a mesma ASLR presente no Leopard, o que significa que não é muito boa”.
O especialista alerta que, diferente do Windows 7, que traz uma ASLR robusta, a implementação do Snow Leopard não faz o “sorteio” apropriadamente, o que torna mais fácil o ataque via injeção de código maligno, uma técnica utilizada por hackers.
O especialista, conhecido por ser vencedor do concurso Pwn2Own duas vezes consecutivas e autor do livro The Mac Hacker’s Handbook, no entanto, aponta outros aspectos positivos do novo sistema. A nova implementação do QuickTime foi escrita do zero, corrigindo diversos bugs e brechas de segurança, uma delas descoberta pelo próprio Miller.
Ele também aponta a relativa eficácia na implementação da DEP (prevenção contra execução de dados), outra técnica de proteção de memória (também inclusa no Windows).
“O Snow Leopard é mais seguro que o Leopard, mas não é tão seguro quanto o Vista ou Windows 7. Quando a Apple tiver ambas (as técnicas de DEP e ASLR), será o momento em que eu vou parar reclamar sobre a segurança (nos Macs)”, finaliza o especialista.
A versão gratuita também chega ao PS5 em 10 de novembro, enquanto o jogo completo… Ver mais
Metroid Ravenous chega em janeiro, enquanto Final Fantasy VII Revelation está marcado para abril. Ver mais
Obbe Vermeij estima que uma conversão não oficial com IA poderia custar dezenas de milhares… Ver mais
Na Steam brasileira, os clássicos custam a partir de R$ 12, enquanto as edições de… Ver mais
Strauss Zelnick acredita que o tamanho dos jogos e a dependência de servidores oficiais dificultam… Ver mais
Campanha de merchandising para o N7 Day provoca revolta, enquanto fãs mobilizam petições para tentar… Ver mais