Disputa legal por "Brütal Legend" termina com acordo

#Notícia Publicado por Setmaster, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltZzYuaQptYWdlc2hhY2sudXMvaW1nNi8xMTk0L2JydXRhbGxlZ2VuZGNvbmNlcHRhcnQwLmpwZw==

De acordo com o jornal LA Times, a Activision Blizzard e a Double Fine Productions chegaram a um acordo extrajudicial sobre o lançamento de "Brütal Legend", jogo de ação com temática de heavy metal.

Os termos do acordo não foram informados, mas uma "pessoa familiar" com o assunto, segundo o jornal, afirma que o jogo deve ser lançado ainda em outubro (a data original é dia 13), pela Electronic Arts.

Além disso, especula-se que a Activision terá pouca compensação financeira (ou até nenhuma) com o acordo e que a conciliação foi feita para evitar uma derrota em julgamento aberto. O juiz da corte superior de Santa Monica já havia declarado antes aos advogados das companhias que estava "fortemente inclinado a decidir contra a Activision".

Cronologia do caso

Revelado no final de 2007, "Brütal Legend" seria inicialmente publicado pela Vivendi Games, mas a fusão com a Activision, em julho de 2008, mudou os rumos do projeto. A nova companhia não tinha planos de distribuir o game e então, no final do mesmo ano, a Electronic Arts confirmou que seria a nova editora do jogo. Mas, em fevereiro de 2009, a Activision acionou judicialmente a Double Fusion, afirmando que os direitos de publicação nunca deixaram de ser da companhia e que investiu US$ 15 milhões no projeto.

Especula-se que, mesmo não tendo interesse em lançar o jogo, a Activision estivesse buscando compensações financeiras, assim como aconteceu com "Ghostbusters: The Video Game" e "The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena", que foram vendidos para a Atari. Em julho, a Double Fine, por sua vez, processou a Activision alegando que esta abandonou o projeto e estava tentando prejudicar seu lançamento para proteger a franquia "Guitar Hero". Segundo o documento, a Activision queria que o jogo fosse convertido como uma sequência para o game musical, opção pela qual a Double Fine não concordou.

De volta ao metal

Idealizado por Tim Schafer, de "Psychonauts", "Brütal Legend" coloca o jogador na pele de um roadie, o assistente de palco de uma banda. O designer afirmou ter sido fã de heavy metal na juventude e outro game seu, o adventure "Full Throttle", se inspira nesse mundo.

Na verdade, Eddie Riggs, interpretado por Jack Black (de "Escola de Rock"), é mais do que isso. Trata-se de um roadie perfeito, que tem na memória as capas de todos os discos de heavy metal e suas letras. Numa noite, um acidente no palco deixa Riggs inconsciente, e quando acorda, está num mundo diferente mas estranhamente familiar, em que as capas e letras dos discos que conhece ganham vida.

No entanto, esse mundo é dominado pelo tirano Lord Doviculus, que está escravizando o que restou da raça humana. Assim, a bordo de possantes motos e armas como guitarras-machado, Eddie enfrenta um exército de demônios. O game traz muitas referências ao mundo do heavy metal - o nome do protagonista vem da mascote do Iron Maiden, Eddie the Head, e seu criador, o ilustrador Derek Riggs - e também vozes de ícones do gênero, como Lemmy Kilmister, do Motörhead, e Rob Halford, do Judas Priest.

Setmaster
Setmaster

Se Você é Fã-boy Cuidado com Minha Pokebola

, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Publicações em Destaque