Directx e sua evolução nos jogos
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Esta é uma matéria onde abordo as principais características do Directx, dando uma prévia do seu significado, mostrando os seus principais componentes, contando um pouco de sua história e mostrando através de fotos a sua evolução gráfica conforme novas versões.
Directx
Microsoft DirectX, anteriormente conhecido como "Jogo SDK", é uma coleção de APIs (um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos) que tratam de tarefas relacionadas a programação de jogos para o sistema operacional Microsoft Windows, ou seja, é quem padroniza a comunicação entre software e hardware. Com a padronização de comunicação, o DirectX fornece instruções para que aplicações (jogos, programas gráficos... que são escritos para fins de sua utilização), e o respectivo hardware, façam uso dos seus recursos. O DirectX foi inicialmente distribuido pelos criadores de jogos junto com seus produtos, mas depois foi incluido no Windows.
Componentes
A funcionalidade do DirectX é provida na forma de comando de estilo e interfaces de objetos, como também um administrador de objetos.
Os componentes que incluem o DirectX são:
- DirectX Graphics, incluindo dois APIs:
*DirectDraw: DirectDraw permite o acesso direto aos bits da placa de vídeo e é responsável pelo desenho em 2D.
*Direct3D: Direct3D só pode ser utilizado em sistemas operacionais do tipo Windows. Ã utilizado principalmente para desenvolver aplicativos em 3D interativos e em tempo real, como por exemplo, jogos de computador.
- DirectInput: para distribuição de dispositivos de de controle - teclados, mouses, joysticks, ou outros controladores de jogo.
- DirectPlay: para comunicação em rede local de computadores ou internet.
- DirectSound: para a reprodução e gravação de sons de waveform.
* DirectSound3D (DS3D): para a reprodução de sons 3D.
- DirectMusic: para reprodução de trilhas sonorasoutoradas no DirectMusic Producer.
- DirectX Media: incluindo DirectAnimation para animação 2D da web, DirectShow para reprodução de multimídias e streaming media, DirectX Transform para interatividade na internet, e Direct3D Retained Modo para níveis mais alto de gráficos 3D. DirectShow contém plugins de DirectX para processamento de sinais de áudio e DirectX Video Acceleration para aceleração de reprodução vídeo.
- DirectX Media Objects: apoio por streaming objects como codificadores, decodificadores, e efeitos.
- DirectSetup: para a instalação de componentes de DirectX.
A maioria destes componentes pode ser visto no próprio Windows através do Dxdiag, que é uma ferramenta de diagnóstico dos componentes do Directx.
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Janela do Dxdiag.
História do Directx
A primeira versão do DirectX foi liberada no final de 1995 para encorajar desenvolvedores a desenvolver jogos para o sistema operacional Microsoft Windows. Antes do advento do DirectX, a maioria dos jogos de computador foram escritos para MS-DOS, de modo a redesenhar a tela rapidamente para a animação em tempo real. Para obter a velocidade desejada para a animação em tempo real, os fabricantes de placas de som e placas gráficas tiveram de escrever drivers para vários adaptadores, que foi um verdadeiro sucesso no domínio do desenvolvimento.
DirectX fornece uma interface para acessar o frame buffer e as características avançadas da placa de vídeo. Isso possiblitou melhorias significativas no desempenho, que até então não eram conseguidas através da interface MS-DOS.
Embora originalmente destinadas ao desenvolvimento da indústria de jogos de computador, o DirectX se tornou muito popular em outros campos software. Especialmente o Direct3D, que se tornou muito popular no setor da engenharia, devido à sua capacidade para fornecer gráficos 3D de alto desempenho.
Versões
A cada nova versão que surge, há novidades e melhores desempenhos para determinados jogos e programas. Por exemplo, um usuário deseja rodar um jogo que é compatível com o DirectX 9.0 ou superior, porém sua placa de vídeo (que possue uma arquitetura e instruções de como executar respectivas versões do DirectX) ainda usa o DirectX 8.0. Quando rodar o jogo, ele pedirá instruções que existem somente nas versões a patir da 9.0. Como o usuário ainda está com a versão 8.0, ele não reconhecerá a instrução e dará um "jeitinho" (emulando a instrução), assim o resultado final não terá a qualidade total que o jogo ou programa oferece.
Abaixo exemplificarei as versões "mais comuns" do Directx através de fotos dos jogos, os quais foram se desenvolvendo graficamente através de novas versões.
DirectX 1.0
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Warcraft 2
DirectX 2.0
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Quake 1
DirectX 3.0
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MDK 1
DirectX 4.0
Versão planejada mas nunca foi lançada.
DirectX 5.0
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Tomb Raider 2
DirectX 6.0
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Soul Reaver 1
DirectX 7.0
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Unreal Tournament 1
DirectX 8.0 e 8.1
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Max Payne 1
DirectX 9.0 e 9.0c
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Half Life 2
DirectX 10.0
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Crysis
Directx 11.0
Está previsto junto ao lançamento do Windows 7 em Outubro
Apesar de algumas informações terem sido omitidas, fiz isso para não tornar a news gigantesca e cansativa. Apesar disso espero que tenham gostado...