OpenCL é oficialmente lançada no Texas

#Notícia Publicado por thiagil, em .

A SuperComputing 08 Conference, que está sendo realizada no Texas, foi palco para o Khronos Group fazer o lançamento oficial da especificação OpenCL, um novo padrão da indústria em termos de computação paralela entre CPUs e GPUs.

Prevista para aparecer pela primeira vez em um sistema operacional no Mac OS X 10.6 Snow Leopard, a tecnologia permite que desenvolvedores possam, em seus aplicativos, tirar maior vantagem dos recursos da computação paralela através de unidades de processamento gráfico avançadas e processadores de múltiplos núcleos.

Quando foi apresentada pela primeira vez na WWDC 2008 como parte do novo sistema da Apple, ela ainda estava em fase de elaboração, que foi iniciada em maio. A previsão inicial era de que ela estaria pronta para lançamento em cerca de 12 meses, mas provavelmente teve de ser antecipada para um possível lançamento adiantado do Snow Leopard no primeiro trimestre, ou então para uma demonstração pública na Macworld Expo 2009.

O presidente do Khronos Group, Neil Trevett, fez uma apresentação geral sobre a tecnologia, mas com poucos detalhes divulgados. Basicamente, ela estará disponível na forma de uma interface de programação (API) que poderá ser facilmente levada a qualquer computador, independente do hardware. Além disso, ela pode ser levada para certos dispositivos móveis " e há grandes chances de o iPhone ser o primeiro deles.

A maior promessa da tecnologia OpenCL é dar oportunidade aos desenvolvedores de aplicativos de explorar as verdadeiras capacidades do hardware dos computadores e outros dispositivos. Trevett indicou em especial áreas como jogos, imagem e vídeo, mas também será um mão na roda para indústrias que trabalham com computação científica, engenharia, química, matemática e outras áreas de ciências exatas que fazem uso intenso de aplicações que exigem um forte poder de processamento " por exemplo, os usuários do Mathematica.

Na minha perspectiva, ela vem para dar mais valor para as opções atuais de hardware de médio custo, que muitas pessoas ignoram por achar que aquilo não irá atender as suas necessidades de maior porte, seja criar uma composição no Motion ou simplesmente jogar. Trazendo isso para os Macs, é possível perceber que quase todos eles têm um potencial maior que aparentam: o problema é fazer com que o software seja capaz de explorar o seu real poder.

Maiores detalhes da tecnologia OpenCL " incluindo os slides da sua apresentação oficial " estão disponíveis no site do Khronos Group.

Site Kronos Group: Aqui

Thiago
Thiago #thiagil
, Arapongas PR