O melhor FIFA de todos os tempos

#Notícia Publicado por Kendrax, em .

Essa deve ser a primeira matéria dentre duas que você deve estar esperando. A grande batalha entre FIFA 09 e Pro Evolution Soccer. Se você é um gamer que realmente curte jogos de futebol, deve ter uma noção da longa batalha que essas duas franquias têm travado por tanto tempo. E o grande estopim de tudo isso aconteceu com o lançamento de FIFA 08, o primeiro game da série que realmente conseguiu superar (em termos de aceitabilidade, vendas e crítica) seu tão triunfante rival. Com isso a Konami prometeu um novo, remodelado e inovador Pro Evolution Soccer, duas questões surgiram em torno do gênero futebolístico de games, 1 " FIFA conseguiria manter seu reinado e 2 " Quais melhorias FIFA teria para conseguir manter tão brilhante resultado como o conseguido com FIFA 08?

Pois bem, FIFA 09 está na área, se derrubar é pênalti, e sim, há algumas melhorias (somente na engine do jogo são 250 melhorias!) que prometem manter tal chama de rivalidade entre games ainda mais rica. Acredito que tal informação meio que responde a pergunta nº 2, mas vamos falar do jogo agora.

Muitas das melhorias de FIFA 09 serão familiares para quem teve a oportunidade de curtir o jogo de futebol que a EA lançou no meio do ano, UEFA Euro 2008, entretanto a grande maioria dessas mudanças serão reais novidades, juntamente com a física do jogo, trazendo uma experiência fantástica, que permanecerá gravada em sua memória desde a primeira partida. FIFA 09 trás animações realísticas e detalhes, mais importantes ou mínimos, como zagueiros que levantam para pedir um impedimento ao bandeirinha, que simplesmente impressionam!

Vou lhes adiantar que não irei responder à primeira pergunta que fiz no início dessa análise, pois cabe a cada jogador escolher seu favorito. Aqui serão mostrados os detalhes que esse jogo tem. Porém, uma coisa é interessante deixar bem clara, a engine de FIFA 09, essa sim, novamente, é imbatível! As partidas são como reais batalhas com a pelota, em certos momentos paciente, repleta de estratégia e toque de bola, para construir o melhor caminho ao gol, já em outros mais potentes, explorando espaços dados, com forte proteção da bola, em uma mistura de força bruta, velocidade e total habilidade! A engine faz com que os atributos de um time realmente signifiquem a capacidade que ele tem. Nesse caso, é extremamente recomendado conhecer melhor o time com que você joga, prestando atenção nos membros que realmente fazem a diferença, sem esquecer que futebol é um jogo para ser jogado por 11 em campo! O sistema diferencial de dribles que FIFA tem desde a edição anterior está de volta, com movimentos novos (como sempre executados no analógico direito) tornando o caminho para o gol mais simples. Isso sem esquecer a beleza dos movimentos.

Temos que admitir e considerar que o realismo é o maior foco de FIFA 09 e que esse jogo é muito mais focado em simulação de futebol do que qualquer outra coisa ou jogo (principalmente se comparado a Pro Evolution Soccer). Se você é um jogador vindo de PES, talvez FIFA 09 seja bem decepcionante, já que aqui gols são bem mais complicados de serem marcados! Agora, quem saboreia tamanha quantidade de simulação e realismo vai ficar totalmente satisfeito ao conseguir marcar um gol, principalmente unindo tais fatos às comemorações que você mesmo poderá fazer quanto aumentar o placar (novidade bastante divertida que foi criada em EURO 2008 e ficou na franquia FIFA).

Quem segue a linha de realismo são os cruzamentos e bolas lançadas, que são lindas de se ver e muito úteis nos pés de um jogador habilidoso! Pena que os defensores não seguem essa lógica, cometendo erros antigos ao executarem movimentos sem a bola. Os erros que FIFA 09 comete, PES tira de letra, mas os de PES não existem em FIFA, daí, se você está esperando mais detalhes nos erros, adianto-lhe, é uma questão de escolher o que, dentre as boas coisas, que te atrai mais, pois os erros são compensados, um pelo outro.

Daí, partindo novamente para mais qualidades, FIFA 09 tem mais um fator positivo arrasador, a quantidade de conteúdo. A quantidade de ligas licenciadas é absurda, representadas fielmente, para todos os gostos. Até os pequenos problemas com as ligas de segunda e terceira divisão dos campeonatos europeus estão resolvidos. As narrações juntamente com os sons ambientes fazem um espetáculo à parte! Algumas torcidas têm até seus gritos mais famosos, o que empolga a qualquer fã!

Outra parte do jogo que recebeu um interessante suporte foi a jogabilidade on-line! A conectividade agora tem uma novidade chamada Adidas Live Session, que traz novidades e estatísticas reais do mundo do futebol, toda a semana, mantendo o jogo sempre bem atualizado! Além disso, FIFA 09 tem diversos modos multiplayer, que incluem os antigos e uma novidade muito interessante, o 10 vs. 10 on-line! Você tem coragem de encarar um desafio assim?

A experiência single-player está mais interessante. O Manager Mode está de volta, com uns menus meio chatinhos de navegar, mas com uma experiência profunda, levando você ao mundo dos grandes torneios. Esse modo ainda não consegue superar a Master League do PES, mas também não deixa de ser uma interessante forma de diversão. Agora o modo "Be a Pro", está completo! Você escolhe um jogador para levar à glória dos gramados em quatro temporadas! Esse modo está ainda mais incrível que o ano anterior, com detalhes e profundidade que não podem ser descritas, têm que ser sentidas!

Assim, FIFA 09 consegue ser o melhor game da franquia depois de 16 títulos da série, mostrando que a Electronic Arts só melhora a cada ano que passa quando o assunto é esporte! Melhor que PES? Ninguém deveria ousar responder a essa pergunta, pois novamente ambos games mantém focos diferentes. Agora, lembre-se esse FIFA está melhor que o 08! Você precisa saber mais? Vá logo garantir o seu e entre de cabeça nesse incrível simulador de futebol!!

Kendrax
Kendrax
, Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil