Intel e Bradesco apresentam escola do futuro

#Notícia Publicado por marquini, em .

Esqueça giz, lousa e apagador. Os alunos da Fundação Bradesco têm a oportunidade de estudar numa escola totalmente hi-tech.

A INFO foi conhecer o Centro de Educação Digital da Intel, que abriga a escola modelo em Campinas.

Responder chamada é coisa do passado. Ao entrar na sala, a criança tem a sua face reconhecida por um software, que informa suas notas, faltas, além de registrar a presença. A lousa é totalmente digital e os professores podem escrever usando os dedos. Todos os alunos possuem um Classmate PC conectado à internet. Nele, são feitas pesquisas e tarefas em programas educativos.

O ambiente de sala é alterado de acordo com a matéria que está sendo ministrada. Se for algo da área de humanas ou artes, a iluminação é feita com cores mais quentes, puxadas para o amarelo e vermelho. No caso de disciplinas de exatas, lâmpadas com cores frias, com predominância de azul e branco, ficam ligadas.

A tecnologia também aparece na hora do recreio. Pequenos robôs feitos de Lego podem ser comandados por um software por meio do ClassmatePC. O programa traz movimentos pré-definidos. Outro "brinquedo" é um dispositivo USB que simula um ambiente de jogo para que os estudantes aprendam a interpretar a relação distância e tempo. Após brincar, o aluno tem acesso a um gráfico de seu desempenho.

Leitores de e-book da Sony substituem os livros de papel. Para pessoas de outras gerações, o apego ao livro físico ainda é grande. Mas, bastou uma pergunta geral, para alunos com cerca de 10 anos de idade responderem: "tio, o livro na telinha é muito melhor!". Na hora de desenhar ou escrever, a mudança é menos brusca. Isso porque os alunos não abandonam totalmente as suas folhas. Uma prancheta colocada abaixo do papel transfere tudo o que é colocado nele para o PC.

Chairman da Intel no Brasil

A visita foi acompanhada pelo chairman da Intel, Craig Barret, que ressaltou a importância da tecnologia não apenas para despertar a atenção da criança, mas para o treinamento dos professores. De acordo com a Intel, desde 2001, mais de 120 mil professores foram treinados para novas tecnologias focadas em pedagogia.

Mas Barret fez questão de ressaltar que, mesmo com a quantidade de tecnologias disponíveis e sendo experimentadas, a figura do professor ainda é essencial na formação de um aluno. O chairman da Intel deixou escrito " usando giz e uma lousa tradicional, diga-se de passagem " a frase: "os PCs não são mágicos. Os professores são".

marquini
marquini
, Fortaleza CE
Publicações em Destaque