.

Vitrine tecnológica Skulltrail chega aos 5 GHz

Enviado por rafael linux, , 605 visualizações, 0 comentários
A Intel mostrou aos jornalistas que a versão de sua plataforma ultra high-end, Skulltrail, chegou a uma freqüência de 5 GHz. Ã uma evolução em relação à máquina mostrada na última IDF onde alcançou 4 GHz.

A Intel volta a apontar que a plataforma é voltada aos mais ricos e que desejam se dispôr de uma vitrine tecnológica. Apesar da placa-mãe não estar totalmente finalizada e das dúvidas de que haja um número realmente significativo de máquinas comercializadas, a Intel fala em iniciar as vendas durante o próximo mês. Em resumo, para brincar de "quem tem a maior configuração neste Natal".

Processadores Xeon para a ocasião

A máquina integra um chipset Seaburg com capacidade de gerir dois processadores Xeon sob socket 771 e, de acordo com a Intel, pôde ser acelerado para 5 GHz, permanecendo estável. A plataforma utiliza, no entanto, um sistema de refrigeração a vapor.

Sabe-se que os Xeon utilizados na plataforma foram especialmente concebidos para a ocasião e assim, tirarem partido da placa-mãe. Por exemplo, dispõem de um pre-fetcher agressivo de acordo com a foundry e utilizam o FSB diferentemente dos Xeon clássicos. Também não há impedimentos quanto a nível de coeficiente multiplicador.

[img]hide:aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS8xL1gvNDY3MjUvb3JpZ2luYWwvaWRmX3NrdWxsdHJhaWwyLmpwZw==[/img]
Uma máquina high-end

Constata-se ainda o número impressionante de reguladores de tensão em torno dos sockets, o que permite ajustes mais precisos. Encontra-se a mesma situação em torno das memórias. Quanto a este último ponto, a Intel utilizou 4 módulos de 800 MHz CL3 FB-DIMM de 2 GB cada assinada pela Kingston. Fala-se de uma taxa de transferência de 24 Gbits/s. A plataforma também integra o essencial: portas SATA e e-SATA, portas FireWire, USB e Ethernet. A placa traz 4 portas PCIe x16. Ã interessante notar a presença do chipset especial nForce 100 da NVIDIA.

Naturalmente, a Intel não mencionou preços nem consumo, pois esta plataforma é destinada unicamente a desempenho. Mas como disse um dos jornalistas presentes durante a apresentação: "não se compra uma Ferrari para se preocupar com quantos litros de combustível consome aos 100."
Forum pcs
rafael linux
Enviado por rafael linux
Membro desde
label