Cosa Nostra para todos

#Notícia Publicado por Garoto de ouro, em .

Cosa Nostra para todos

De todo o mundo da ação, seja nos games, nos filmes ou na televisão, é inegável que as histórias policiais sempre são umas das mais populares. Da mesma maneira, o lado do crime " e, especificamente, a Mafia - também é, e sempre foi uma grande fonte de inspiração, gerando clássicos como "O Poderoso Chefão" e "Scarface", que depois de garantirem a imortalidade no cinema se tornaram grandes favoritos com seus próprios games.

Desta vez a "Família" estará dando as caras no mundo dos games mais uma vez, com confirmação da seqüência do muito popular Mafia: The Lost City of Heaven, e novidades é o que não faltam.

Num futuro não muito distante... Na seqüência, em vez do taxista Tommy Angelo, - protagonista do primeiro game que acabou virando capanga do chefão Don Salieri por acidente - os jogadores encarnarão "Vito", um bandido frio, que assim como seus companheiros não tem problemas em matar "animais" a pedido de seu chefão, Luca. A questão é que os tais animais caçados são, nas palavras do chefe, "o animal humano".

No primeiro game, a história se passava numa versão fictícia dos anos 1930, mas a seqüência teve uma "atualização", passando para os anos 1940 e 1950. A mudança, claro, não vai comprometer nem um pouco a caprichada ambientação da história, repleta da já estereotipada imagem da máfia siciliana, mas várias novidades vão surgir, naturalmente, adequando os carros e armas à época.

Não foram reveladas muitas informações sobre o enredo, mas a 2K garantiu que será "envolvente", incluindo os clássicos tiroteios e perseguições de carros típicos de toda trama do tipo. Entrando no website oficial, é possível ver algumas imagens e assistir ao trailer do game, que, apesar de mostrar bem pouco sobre a história, já deixa com água na boca. Podemos ver que com certeza teremos muita diversão, seja pela ação dos criminosos ou pelas piadinhas de humor negro regadas a macarronada e música jazz típica da época.

Território novo, cara nova

Agora que a série estará atacando em uma nova plataforma, Mafia II aproveitará ao máximo as possibilidades do Playstation 3. Depois do Playstation 2, podemos esperar muito no que toca a gráficos e ambientação, tudo sem perder o "gostinho" natural da franquia.

"Como o Mafia original foi um grande sucesso, nós estamos felizes em criar uma experiência de jogo completamente nova, alavancada pelo poder da tecnologia dos consoles de nova geração, ao mesmo tempo que abraçaremos elementos que foram do agrado dos fãs do jogo anterior", diz Christoph Hartmann, presidente da 2K. E uma coisa é certa: Mafia II parece mais real do que nunca. A cidade tem uma "textura" própria, parecendo real e sólida. A luz, graças às maravilhas da tecnologia gráfica do Playstation 3, ultrapassa barreiras do que acreditávamos ser realismo em games, seja a luz do sol em prédios, neons e luminosos na cidade, reflexos em armas, ou até na pele das pessoas, mudando de acordo com movimentos, irregularidades, marcas de expressão e oleosidade da pele.

As pessoas, falando nisso, não são mais os meros "bonecos" do game anterior, ganhando aparência e movimento reais. Lógico que é até injusto comparar os dois consoles, por questões básicas de tecnologia, mas mesmo assim, a evolução é enorme, principalmente no número de polígonos nos modelos. A pele não é mais uma simples textura recobrindo um modelo. Agora ganhou flexibilidade, que permite desde sorrisos realistas a um franzir de testa perfeito, completo até nas dobras na pele, como deve ser. Os pelos e cabelo também tem destaque, dando a impresão de realmente nascerem de poros individuais. Finalmente, o "lip-synching" (sincronização dos lábios) dos personagens com suas falas é impecável.

Na cidade, os prédios também perderam a cara "chapada", e, por mais que ainda haja o uso de texturas substituindo alguns detalhes, a sensação de ser uma cidade "viva" e real é muito maior, ainda mais com a implementação de efeitos de reflexo em janelas e vitrines. Da mesma maneira, efeitos especiais como a fumaça de cigarros, faiscas de balas, vidro e madeira quebrando, por exemplo, são frequentes e muito caprichados. Sabe o que é o melhor de tudo? Tudo isso se aplica ao meio do jogo, em tempo real.

Claro que, com um trabalho excelente da direção e fotografia do game, cada uma dessas características é acentuada, e o efeito final é estonteante, e temos a sensação de "jogar um filme". Nas palavras de Christoph Hartmann, "O fator "uau"de Mafia 2 é definitivamente a qualidade visual que é um marco no gênero e a ação que você esperaria ver apenas em filmes Hollywoodianos." Um game cinematográfico, afinal, merece uma produção cinematográfica.

O crime compensa

No final, o que esperar de Mafia 2? A ação da primeira versão amplificada, com o melhor das "atividades" da máfia, de extorsão à execução de "presuntos"; uma história mais envolvente e profunda; uma experiência de jogo diferente; ação em carros ao estilo de filmes de gangsters; uma cidade "viva", muito mais real... Realmente, há muito o que esperar. O trailer, mesmo deixando muito à imaginação, já mostra que a história pode ser mais intensa que a primeira versão. O novo protagonista e a atualização na história dão uma outra cara para o game, mas a mudança parece ser só para melhor. Se grandes filmes tiveram potencial para grandes games, o inverso se aplicaria facilmente a Máfia II. Depois de toda essa conversa sobre máfia, só posso dizer que quem perder a oportunidade de jogar "cometerá um crime". Ai, esquece. Crime mesmo foi essa piada...

FICHA TÃCNICA

Produção: Illusion Softworks

Distribuição: 2K (Take-Two Interactive)

Gênero: Ação

Plataforma: PS3 / xbox 360 / PC

Jogadores: 1

Site oficial

Lançamento: Ainda não divulgado

Garoto de ouro
Garoto de ouro
, Petrópolis-Rj