AMD lança CPU de 4 núcleos Quad-Core Opteron

#Notícia Publicado por Anônimo, em .

A AMD lança mundialmente hoje um dos seus principais produtos em toda a história da empresa, o Quad-Core AMD Opteron (chamado pelo codi-nome Barcelona) que é rotulado como o processador x86 mais avançado do mundo e o primeiro microprocessador composto de quatro núcleos nativos. Projetado para Data Centers de alta demanda, os servidores baseados no processador Quad-Core AMD Opteron, que estarão disponíveis em edições de OEMs e integradores de sistemas globais, oferecem capacidade revolucionária na crescente relação de performance/watt para o mercado.

Além dos quatro núcleos de processamento, a nova linha de processadores da AMD engloba outras inovações como a tecnologia CoolCore que realiza o desligando das partes não utilizadas do processador para poupar o seu aquecimento nos momentos adequados, assim como um ganho de 50% em performance de ponto flutuante com o uso eficiente de energia e ainda uma melhoria na tecnologia PowerNow que permite a cada núcleo variar sua frequência de clock de acordo com a necessidade específica de performance da aplicação que esteja suportando.

"O dia de hoje é um marco no mercado de microprocessadores, quando a AMD mais uma vez aumenta as expectativas para a computação padrão de mercado", afirma Hector Ruiz, presidente do conselho e CEO da AMD. "Trabalhamos em conjunto com nossos clientes e parceiros para projetar uma nova geração de soluções de processamento incorporadas no processador Quad-Core AMD Opteron - um vencedor em performance, uso eficiente de energia, virtualização e proteção aos investimentos. As respostas iniciais de clientes têm sido extremamente positivas".

A empresa ainda não oficializou os modelos que vão chegar ao mercado através dos diversos integradores como HP, IBM, Dell e Sun Microsystems, mas sites internacionais apontam para nove edições do processador que devem começar a ser comercializados, todos fabricados com a tecnologia de 65-nm, com 512 KB de cache por núcleo no L2 e 2 MB de cache compartilhado. O modelo Top será o Quad-Core Opteron 8350 que roda à 2 GHz e deve sair por US$ 1.019 em lotes a partir de mil unidades.

Já para os usuários domésticos, gamers e pequenas empresas, a promessa fica por conta do Phenom, que será a linha de processadores Quad-Core da AMD voltada para desktops que está prometida para o mês de dezembro.

Anônimo
Anônimo
Publicações em Destaque