Nova versão do Xbox 360 está em fase de teste, diz blog

#Notícia Publicado por _Belmont, em .

Segundo o blog do jornalista Dean Takahashi, do San Jose Mercury News, a Microsoft estaria em processo de teste e aprovação de uma nova versão do Xbox 360, com menor custo e supostamente mais confiável, ou seja, mais resistente a defeitos.

O console faz parte de um projeto chamado Falcon, ainda de acordo o blog. O nome faz referência ao novo conjunto de componentes eletrônicos internos do videogame, que inclui processadores com tecnologia de moldes de 65 nm, em comparação com os 90 nm de hoje.

Na prática, isso representa chips mais compactos, mais baratos e, principalmente, que produzem menos calor. O superaquecimento do console é tido como a principal causa desencadeadora das "três luzes vermelhas da morte", que é um indicativo de um mal-funcionamento generalizado do console.

Assim, o novo conjunto de circuitos e processadores pode resolver o maior problema do console: sua confiabilidade. Segundo reportagens recentes, até um terço dos consoles fabricados podem apresentar defeitos, um índice muito alto para os padrões da indústria dos eletrônicos. A própria Microsoft admitiu que a razão é "inaceitável", sem, no entanto, afirmar o percentual ou número estimado de máquinas com defeito. Isso levou a companhia a anunciar um novo prazo de garantia contra as luzes vermelhas: estendeu de um para três anos o período coberto para reparos ou trocas gratuitas.

Corte de custos não é novidade na indústria. Todos os fabricantes de hardware fazem revisões de suas máquinas ao longo de seu ciclo de produção. O chip do PlayStation 2, por exemplo, hoje custa apenas 13% do que em sua época de lançamento. Com custos menores, as fabricantes podem também cortar o preço do videogame no varejo. Mas, por ora, a Microsoft não anunciou nenhuma queda de preços para o Xbox 360.

Segundo o blog, a companhia estaria em processo de qualificação - ou seja, de testes e aprovação - dos Xbox 360 com os chips Falcon e a expectativa é de chegar ao mercado até o final do ano.

Diante do corte de custos do videogame e da expectativa de maior confiabilidade do aparelho, é mais fácil entender por que a divisão de entretenimento da Microsoft espera ter lucros para o ano fiscal de 2007/2008, mesmo com a planejamento de gastar até US$ 1,15 bilhão com o novo prazo de garantia. A empresa de Bill Gates também conta com "Halo 3", um dos jogos mais aguardados para o Xbox 360, e em seu poder de multiplicar as vendas do console.

_Belmont
_Belmont

Still here...

, Viçosa
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,