Vários países europeus proíbem o game "Manhunt 2"

#Prévia Publicado por Ramonjms, em .

Um jogo eletrônico particularmente violento, "Manhunt 2" (caça ao homem), produzido e distribuído pela empresa americana Take-Two Interactive, foi proibido na Irlanda, Grã-Bretanha e Itália, a poucas semanas do lançamento oficial na Europa.

Este jogo, a seqüência de um primeiro capítulo já muito violento, deve ser comercializado em versões para os consoles Wii da Nintendo e Playstation 2 da Sony.

A primeira reação contra o "Manhunt 2" veio da Agência Irlandesa de Censura a Filmes (IFCO), que proibiu o mesmo pelas cenas de "violência contínua e gratuita".

Posteriormente, pela primeira vez em 10 anos, o Departamento Britânico de Classificação de Filmes (BBFC) decidiu proibir a venda do jogo, que deve ser lançado em 13 de julho.

"'Manhunt 2' apresenta um nível elevado e onipresente de violência que pode provocar danos injustificáveis aos adultos e crianças", afirmou o BBFC.

"O jogo se concentra permanentemente na perseguição e assassinatos brutais, estimulando em particular a matar por evisceração, com pouca moderação e distanciamento", segundo o BBFC.

A empresa Rockstar Games, que desenvolveu o jogo, tem seis semanas para apelar a decisão.

Na quinta-feira, a Itália também proibiu o "Manhunt 2".

"Este jogo, mais que violento, é cruel e sádico. Contém um chamado à violência e ao assassinato", disse o ministro italiano das Comunicações, Paolo Gentiloni.

Na França, o ministério da Cultura e Comunicação destacou que confia no sistema europeu de autoregulamentação da indústria dos video games, PEGI, mas vigiará para verificar se o jogo respeita todas as leis.

O representante da Take-Two Interactive na França afirmou ter instruções para não fazer comentários e que a empresa divulgará uma nota em Nova York.

A Nintendo também se recusou a fazer comentários.

"Os fabricantes de consoles são como uma impressora. A produtora do jogo é quem deve assumir suas responsabilidades", disse à AFP Stéphane Bole, diretor geral da Nintendo França.

A Rockstar Games, uma das marcas da Take-Two Interactive, se especializou em jogos polêmicos, como a série Grand Thieft Auto (GTA), cujo herói é um criminoso regularmente acusado nos Estados Unidos de inspirar os verdadeiros delinqüentes.

O primeiro capítulo de "Manhunt" gerou repercussão na Grã-Bretanha quando um adolescente de 14 anos foi esfaqueado até a morte em Leicester.

Os pais da vítima afirmaram que o agressor se inspirou no jogo, mas a polícia destacou que não existiam provas de uma relação causa-efeito.

Ramon
Ramon #Ramonjms

"Tentando suportar o fato de ser um humano"

, Rio De Janeiro, Campo Grande, Beco Dos Carneiros
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por coca,
#Games, Por VSDias55,