Pai do PlayStation critica corporação Sony

#Notícia Publicado por GameVicio, em .

Ken Kutaragi, o "pai" do PlayStation e o principal responsável pela criação da Sony Computer Entertainment, divisão de videogames e entretenimento interativo da Sony, não está nada satisfeito com a companhia-mãe. Recentemente, ao ter de admitir a redução da disponibilidade na estréia do PlayStation 3 de dois milhões para 500 mil unidades no mundo todo, e consequentemente ter de adiar o lançamento europeu, voltou suas críticas para a corporação.

Em declaração ao jornal Nihon Keizai, especializado em economia, Kutaragi afirmou: "Se você me perguntar se a força de produção da [corporação] Sony está caindo, hoje, eu teria de dizer que sim." Quando disse que pretendia colocar no mercado dois milhões de consoles no lançamento, o fez acreditando que a companhia-mãe pudesse fabricar a tempo os componentes. A mudança de planos tem como causa, segundo Kutaragi, o atraso na produção do diodo de laser azul, componente fundamental para o leitor de discos Blu-Ray que equipa o PlayStation 3.

Já o departamento de relações públicas veio para apagar o incêndio: "Kutaragi fez essas declarações, mas isso apareceu no meio da conversa, e o verdadeiro significado não foi publicado", atribuindo que a fala foi tirada de seu contexto. Segundo o departamento, ele disse isso no sentido de a Sony precisar aprender com seus erros, já prejudicada com o episódio do recall de baterias para laptop da marca Vaio.

Mitsushige Akino, gerente de fundos da Ichiyoshi Investment Management, diz: "Tudo isso levanta questões de que há algo fundamentalmente errado com os processos de fabricação da Sony. Isso pode prejudicar ainda mais a marca." O analista Hideki Watanabe da Shinko Securities completa: "Vejo um risco grande de que a presença da Sony no mercado de games irá enfraquecer. Investidores deverão começar a considerar a possibilidade de, no futuro, a divisão de games não produzir nenhum lucro real."

O PlayStation 3 tem previsão de sair no Japão em 11 de novembro e no dia 17 do mesmo mês nos EUA. Na Europa, o console foi adiado para março de 2007.

UOL Jogos

Marcos
Marcos #GameVicio

Só valorizamos o que nos é privado

, Curitiba
Publicações em Destaque
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,
#Games, Por VSDias55,