Publicado por eneas, em .
O site de leilões virtuais eBay adquiriu a companhia de telefonia por internet Skype, confirmando os rumores de mercado. A transação está avaliada em 2,6 bilhões de dólares, anunciaram as companhias nesta segunda-feira (12/09).


De acordo com as empresas, o negócio permitirá ao eBay entrar em novas áreas de negócio e ao Skype expandir a base de usuários de VoIP (voz sobre IP).


Atualmente, o Skype conta com 54 milhões de membros, em 225 países e territórios, adicionando à sua base 159 mil novos usuários por dia. O Brasil tem 3,7 milhões de usuários registrados, o que o coloca na terceira posição, atrás dos Estados Unidos e da Polônia.


Com a aquisição do Skype, o eBay espera melhorar a comunicação entre compradores e vendedores, permitindo que eles se conversem, de acordo com uma declaração da companhia.


Os analistas, porém, acreditam que a comunicação em tempo real pode atrapalhar em vez de ajudar as vendas online.

"A linguagem pode ser um impeditivo. Uma coisa é se expressar em outra língua por e-mail, outra é falar por telefone, em tempo real", avalia Ian Fogt, analista sênior da Juniper Research.


Fogt também questiona se o eBay precisa de uma companhia de VoIP para encorajar esta forma de comunicação, sugerindo que uma parceria seria suficiente.


De outro lado, a aquisição do Skype poderia complicar os negócios do eBay na China - onde recentemente o rival Yahoo comprou um site de leilões que detém 40% do mercado, chamado Alibaba.com.


A China Telecom, uma das duas principais operadoras do país, começou a boicotar usuários que usam o SkypeOut, serviço para ligações externas do Skype (saiba mais). Com a compra do Skype, o eBay terá que lidar com esta questão.
IDG News Service/Alemanha - John Blau
eneas
Eneas
Colaborador do site, 39 anos, Curitiba
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Gosta do site e quer ajudar a o manter online? Apoie-nos!.
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.