Disney perdeu os direitos de Scrat,  o esquilo da Era do Gelo

Saiba Porque

Scrat tem sido um favorito dos fãs desde que o filme Era do Gelo foi lançado em 2 de março de 2002. A empresa que atualmente possui a franquia, a Disney, acabou de perder os direitos de Scrat após uma disputa de marca registrada.

Várias pessoas reivindicaram a propriedade do Scrat ao longo dos anos, mas a reivindicação mais forte foi feita por Ivy Silberstein. Silberstein entrou com uma ação contra a Twentieth Century Fox por violação de direitos autorais em 2002. A empresa foi comprada pela Disney em 2019.

O juiz decidiu que Silberstein e a Twentieth Century Fox eram ambas proprietárias iguais dos direitos do Scrat em 2003. Mas o artista se recusou a desistir tão facilmente, Silberstein lançou uma campanha para recuperar a propriedade total do personagem que continuou até este ano.

Silberstein finalmente obteve a restituição. A Blue Sky recuou em 28 de janeiro de 2022 após quase duas décadas de batalhas legais. Scrat não vai estar na Era do Gelo 6

A Disney conversou com Silberstein logo após adquirir a Twentieth Century Fox para ver se ela estaria disposta a chegar a um acordo sobre os direitos do Scrat. A artista manteve sua posição com a Disney, forçando a empresa a ceder.