JRPG Clássicos II: O que vale a pena comprar?

#Artigo Publicado por Anônimo, em .

IMAGEaHR0cDovL2ltZzI4LmltYWdlc2hhY2sudXMvaW1nMjgvOTg1Mi9qcnBnd2lpYXNkYXNkYXNkYWQuanBn

Para quem perdeu a primeira parte basta clicar no link abaixo.

JRPG Clássicos I: O que vale a pena comprar?

Na semana passada, eu escavei sobre os melhors JRPG's old school da PlayStation Network, sofri muito com alguns jogos de gráficos mal feitos e vozes irritantes, tudo isso num valente esforço para descobrir quais ainda valem a pena ser jogados em 2011.

Esta semana, eu ataquei o Virtual Console do Wii. Nessa nova jornada confirmei que a Nintendo odeia fãs de JRPG's ocidentais, como evidencia desse fato eu posso citar a recusa do estudio em trazer jogos aclamados pela crítica como Xenoblade para o ocidente, mas em contra partida o Wii Shop Channel tem uma seleção surpreendentemente robusta de clássicos, principalmente graças ao Super Nintendo e ao Mega Drive. Tivemos bons jogos durante a era 16 bits. Muito bons mesmo.

E como escrevi na ultima vez. Vou gastar cerca de 30-60 minutos com cada um - tempo que certamente não é suficiente para revisar adequadamente um jogo, mas o suficiente para ter uma idéia se o jogo vale a pena ser jogado ou não. Vou descrever cada jogo conforme minhas lembraças dos mesmos.

Chega de enrolação e vamos aos jogos.

Final Fantasy (Wii, 500 Wii Points, NES)

c2RCVkxjRS0wYU0=

O jogo que salvou a Square da falência e inaugurou uma nova era de espadas e magias, essa versão de Final Fantasy é uma bagunça incoerente pelos padrões de hoje. Seus menus são lentos, seus efeitos sonoros beirão ao irritante, suas cidades são extremamente sem graça em comparação com outros jogos da época. O sistema de combate é bizarro, os personagens ficam balançado suas armas para o nada até mesmo depois que os inimigos são mortos.

É claro que existe muito charme na serie Final Fantasy, mas tudo isso é simplismente enterrado nesta versão. Se você tem que jogar o jogo que começou tudo, confira um dos seus remakes recentes para PSP ou iOS.

Vale a pena comprar? NÃO.

Secret of Mana (Wii, 800 Wii Points, Super Nintendo)

M08wU0UyN0hZSDA=

Um rapaz encontra uma espada na floresta. Ele está incumbido de coletar oito sementes elementais. Ele luta contra um bando de monstros no caminho para salvar o mundo da dominação do mal e blá blá blá blá blá....

É difícil se importar muito com a trama de Secret of Mana. Fora isso o jogo é totalmente viciante graças a uma combinação da música contagiante e cenário de 16 bits deslumbrantes. Se você se sente a vontade com o estilo "hack and slash", então existem poucos jogos melhores que esse para você se divertir.

Vale a pena comprar? SIM.

Landstalker (Wii, 800 Wii Points, Mega Drive)

cGxONjVPT0xsSjg=

Quando eu era pequeno, eu pensava que Landstalker era divertido e extremamente desafiador. Hoje em dia eu acho que é divertido, porem muito mal projetado.

Não me interpretem mal. Este é um exelente jogo. Tem influencia do Zelda com um mundo vivo e alguns quebra-cabeças bem inteligentes. Também é isométrica, o que pode ter sido um efeito revolucionário quando foi lançado pela primeira vez no início de 1990, mas hoje em dia é uma pedra no sapato. O grande problema do jogo é que você só pode se mover em quatro direções - sem diagonais -, e por isso pular as plataformas de Landstalker pode se tornar uma tareva desnecessariamente complicada. Você vai ter que ser ao mesmo tempo muito paciente e muito perspicaz para vencer este jogo em 2011.

Vale a pena comprar? SIM.

Final Fantasy III (US)/ VI (JP) (Wii, 800 Wii Points, Super Nintendo)

dlpGb1FzQTNiYm8=

Talvez nenhum vilão na história dos video games tenha sido tão maluco como Kefka O Bobo da Corte. Ou, pelo menos não tão bem sucedido. Onde a maioria dos vilões em outros jogos ficam apenas falando em destruir o mundo, Kefka o faz realmente sem pensar duas vezes.

Considerado um dos melhores jogos da série pelos jogadores. Pessoalmente para mim Final Fantasy III é o meu favorito, justamente por causa da genialidade de sua narrativa. Esta é uma história que aborda temas complexos como gravidez na adolescência, suicídio e abandono de filhos.

Ah, e o combate é acelerado, é prazeroso explorar cada parte do mundo e a música é grandiosa e impressionante.

Vale a pena comprar? SIM.

Phantasy Star IV (Wii, $ 8, Mega Drive)

NmhpQVJaMUNwcEE=

O jogo Phantasy Star tinha o monopólio do mercado dos melodramáticos sci-fi RPGs. Phantasy Star foi a resposta da Sega para o Dragon Quest que só tinha como concorrente até então a franquia de Final Fantasy, as diferenças dos JRPGs padrões da época é que foi substituído as espadas e magias por feixes de laser e naves espaciais, e foi essa inovação que fez o jogo ter uma recepção relativamente bem sucedida.

Phantasy Star IV, é a quarta e última aventura da serie no video game Mega Drive, e só posso definir o jogo como sendo magnifico em todos os sentidos da palavra. A história é grandiosa e cativante. Esta é uma raridade para o gênero, e talvez essa seja uma das razões principais do jogo ainda fluir tão bem nos dias de hoje.

Se existe uma falha gritante em Phantasy Star IV em 2011, essa falha é que nenhuma de suas habilidades de nomes estranhos tem uma descrição para nos dizer para que serve - mas tudo bem, sempre podemos contar com o exelente site da GameFAQs.com (hehehehe)

Vale a pena comprar? SIM.

Na próxima semana vou dar uma olhada na biblioteca do Xbox 360. Então donos da Caixa não se preocupem, pois eu não esqueci de vocês.

Anônimo
Anônimo