.

Alternativas para Steam: Conheça outras 6 grandes plataformas para comprar jogos

Enviado por Catos, , 0 comentários
Clique para ver a imagem em tamanho original


Para quem gosta de games e tá sempre correndo atrás, já sabe que existem outras alternativas para além da Steam para jogar. Tudo bem que a Steam tem mais ou menos 90% da biblioteca de jogos dos gamers, mas explorar um pouco mais não machuca.

Numa era onde a Epic tem se tornado um pouco mais visível principalmente graças a Fortnite, decidimos fazer uma lista de outras plataformas.

ORIGIN


Provavelmente a mais famosa depois da Steam, tornou-se bastante conhecida principalmente devido ao Battlefield e FIFA. Ela é limpa, elegante e fácil de se reunir com os amigos para uma jogatina online. É muito centrada nos jogos da EA games e seus menus acabam refletindo isso. Entretanto, os jogos da EA não são os únicos. Tem a série Assassin's Creed, The Witcher, Batman e ainda alguns títulos vintage.

A versão "básica" custa $4.99/£3.99/AU$6.99 por mês ou $29.99/£19.99/AU$39.99 por ano e permite acessar mais de 170 jogos (praticamente todos os games do catálogo, exceto títulos mais novos). Já a versão premium custa $99.99/£89.99/$129.99 por ano. Além do que a versão básica permite, ela ainda deixa você jogar Battlefield V, FIFA 19, Anthem (quando for lançado) e as últimas novidades da EA.

ITCH.IO


Essa plataforma independente é excêntrica. Parece aquelas lojinhas que vendem de tudo: desde bizarros animais empalhados até caveiras de cristal. É bastante comprometida com os jogos indie e tem grandes chances daquele seu jogo indie preferido da Steam ter dado seus primeiros passos aqui. E isso faz dela uma plataforma muito valiosa.

O que é legal daqui é que os jogadores e os desenvolvedores vivem meio que numa simbiose: você fica por dentro do desenvolvimento do game e ao mesmo tempo ajuda os desenvolvedores com feedbacks. O aplicativo é suave e mantém seus jogos sempre atualizados. Tem uma comunidade bastante focada em discussões, devlogs e ainda um cronograma de gamejams que desenvolvedores podem mergulhar de cabeça.

EPIC GAMES STORE


O novo da vizinhança – ou não tão novo assim, já que nos presenteou com Unreal, Unreal Engine e, por último mas não menos importante, Fortnite. Inclusive, tentando aproveitar todo o pessoal que já usa a plataforma para jogar Fortnite, eles estão investindo em acordos exclusivos para alguns jogos que variam de jogos indie tipo Hades para umas bestas enormes como Metro Exodus.

A Epic até pegou essa "jornada exclusiva" do Playstation e mostrou para quem quisesse ver que até exclusividade evapora quando esbarra com muita grana.

Se formos comparar a Epic e a Steam, a primeira ainda não é tão boa quanto porque ainda faltam recursos básicos, como salvar coisas na nuvem e até uma barrinha simples de pesquisa. No entanto, é a única plataforma digital que consegue garantir exclusividade como se fosse o Xbox 360 em 2008. Isso, aliado ao fato de que a cada duas semanas um novo jogo bom e gratuito fica disponível, significa que vale a pena dar uma olhada.

GOG GALAXY


Ela é uma das alternativas de maior duração pra steam e tem sido assim graças a um ponto super importante: é livre de direitos autorais.

Sabe o que isso significa? Que seus jogos são realmente seus e que você pode fazer o que quiser com eles. A GOG tem sorteios frequentes de games e às vezes ainda tem uns esquemas permite que você possa linkar ela com sua conta Steam, e com isso você pode pegar umas versões sem direitos autorais dos seus games da Steam sem custos extras.

De início, ela era mais para reviver jogos antigos e fazer eles funcionarem nos PCs mais novos, mas foi evoluindo, evoluindo, até que chegou aqui. Diferente da Epic, ela consegue salvar na nuvem e fazer updates nos seus games.

UPLAY


Esse filhinho da Ubisoft não é muito bem visto. Uma das reclamações mais notórias é porque mesmo se você comprar um jogo da Ubisoft através da steam, ainda tens que rodar ele através da Uplay. É como se fosse um duplo direitos autorais.

Essa plataforma é funcional, não chamativa. Além dos recursos que a gente já espera (salvamentos na nuvem, funções de pesquisa na biblioteca e loja, lista de amigos…), você pode acumular XP por jogar através dela. O problema é que as recompensas são limitadas – você ganha um distintivo que só serve para se gabar pelo tanto que já jogou.

A maior força dela, é claro, é o repertório dos jogos lançados pela Ubisoft, como a série Far Cry, Assassin's Creed, Tom Clancy e Watch Dogs. Além disso, a Uplay tende a oferecer descontos e até mesmo brindes na compra de seus próprios games.

MICROSOFT STORE


Não é segredo que a Microsoft tem grandes ambições com relação a tornar-se a plataforma líder na distribuição de jogos. O problema é que quando estava trilhando um caminho bem bacana com o Xbox e o Xbox 360, a Steam veio e tomou conta da jogatina no PC. Isso e ainda os primeiros jogos disponíveis na Windows Live e Microsoft Store não ajudaram muito no processo.

Mas o negócio é aprender com os erros, né? Hoje uma das coisas legais da Microsoft Store é que você pode comprar jogos para o Xbox One e jogar no PC, se quiser, e vice-versa. Para alguns jogos mais tops, por assim dizer, como Forza Horizon 4, Sea of Thieves e Gears of War 4, se você comprar uma versão para o PC ou Xbox, você ganha uma versão compatível com ambos.

Outra funcionalidade que complementa o Play Anywhere é o Xbox Game Pass, que deixa você fazer o download dos jogos mais recentes da Microsoft, incluindo aqueles que eu citei ali em cima. A Microsoft disse ainda que vai expandir o Xbox Game Pass para o PC para incluir as ofertas de terceiros disponíveis na versão Xbox One da assinatura (que atualmente são mais de 200 jogos). Só ainda não sabemos quando isso ocorrerá.

Por uma quantia de $10/£8.99/AU$10.95 por mês (ou mais ou menos $70/£47 por ano), o Game Pass se tornou uma alternativa muito melhor para os jogadores de Xbox. Porém, o preço cai regularmente e, no momento que você escreve, você pode obter uma avaliação gratuita de 14 dias do Xbox Game Pass além de um passe de um mês por $1/£1/AU$1. É um mês e meio de games dando sopa.
Catos
Enviado por Catos
Membro desde
28 anos, Goiânia
label