Análise - Tormented Souls (Nintendo Switch)

#Análises | Embarque numa jornada aterrorizante pelos corredores sombrios de Tormented Souls.
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Desenvolvido pela Dual Effect e Abstract Digital, e publicado pela PQube, Tormented Souls conta a história de Caroline Walker, uma mulher comum que recebe uma carta muito estranha que mudará a sua vida para sempre.

Inspirado por clássicos como Resident Evil e Silent Hill, o jogo promete oferecer uma experiência completa, explorando elementos marcantes dos clássicos jogos de survival horrors.

A versão que irei analisar será a de Nintendo Switch - V1.0.1 e a key foi cedida pela PQube.

Análise versão Steam: Análise | Tormented Souls

O Inicio

Caroline, após receber uma carta com a foto de duas crianças, tem a sua vida mudada completamente, isso porque, por mais que ela tente se esquecer, todo dia, aquela foto retorna para os seus pensamentos, e com isso para sanar suas dúvidas e preocupações, ele embarca em uma jornada para saber tudo sobre aquela tal foto.

Chegando ao local do remetente, ela se vê em uma mansão que a muito tempo foi um hospital, porém ao iniciar sua busca por respostas, a mesma é interrompida quando misteriosamente é nocauteada. Assim começando a história do jogo.

Aqui a narrativa se desdobra em um clássico survival horror, com personagens misteriosos e milhares de documentos que revelam a história do local explicando os horrores do antigo hospital.

A história, embora funcional, deixa muito a desejar nas motivações e atuações, destacando que a força do jogo reside mais no gameplay do que nos mistérios apresentados.

Mecânicas do Jogo

Tormented Souls adota mecânicas clássicas de survival horror, inspiradas por títulos como Resident Evil e Silent Hill.

No jogo devemos, matar inimigos, colher itens, resolver puzzles, achar chaves, explorar, voltar todo o mapa para abrir uma porta e depois voltar tudo de novo para resolver outros puzzles.

Aqui tambem a experiência se intensifica devido os estilo de câmera fixa do jogo, emulando fielmente a atmosfera do primeiros Resident Evil, e a ausência de auto save adiciona uma camada a mais de desafio, obrigando os jogadores a gravarem o seu progresso em máquinas de escrever, ou melhor, em "Gravadores de voz" com fitas especiais, que são escassas e limitadas.

Embora as mecânicas sejam bem executadas algumas parecem ser muito desatualizadas.

Um exemplo de mecânica desatualizada está no mapa do jogo que deixa muito a desejar, pois não mostra o nosso lugar exato e nem nos ajuda a lembrar dos enigmas do hospital. Bem em algumas coisas ele ajuda, mas poderia ser bem melhor. (Se esse game tivesse um mapa no estilo de Silent Hill 2 seria perfeito.)

Outra coisa que me deixou desanimado foi a incapacidade de cancelar o carregamento da arma, muitas vezes eu esquecia de carregar a arma pelo inventário, e então a personagem iniciava uma animação lenta e demorada de carregamento, o que sempre me rendia um belo dano de graça.

Eu sei que o game foi feito inspirado em jogos clássicos, porém algumas mecânicas poderiam ser mais modernas a fim de também agradar novos jogadores.

Gráficos e Performance

Apesar do game ser feito para PS5, Xbox Series X e Nintendo Switch, o jogo apresenta visuais que remetem a sétima geração (Xbox 360, PS3 e Wii). As CGs são feias e duras, enquanto os personagens e inimigos são visualmente simples e mal projetados.

No entanto, a ambientação do hospital é um ponto altíssimo, sendo cheio de detalhes.

Falando da performance, no Nintendo Switch o jogo está rodando perfeitamente, tanto no modo portátil quanto no dock.

Em todo o jogo eu não presenciei nenhum tipo de travamento ou queda de fps. E a única coisa que acontece com certa frequência é lentidão no carregamento das texturas de paredes e objetos, às vezes demorando 1 segundo para carregar as texturas quando havia uma troca de câmera, porém isso não afetou em nada o gameplay do jogo, acredito que essa característica seja exclusiva do Nintendo Switch devido a sua memória mais lenta.

Trilha Sonora

Bem, sabemos que em jogos de terror o som é uma das principais características de imersão, e nesse jogo eu posso dizer que ele é aplicado de forma muito competente, pois a musica além de ser boa, sempre vai se alternando de acordo com a situação do personagem, podendo ser algo mais calmo quando estamos em uma zona segura, um suspense quando estamos explorando e uma música agitada quando encontramos algum inimigo.

Conclusão

Realmente o jogo é um prato cheio para todos os fãs dos clássicos e antigos jogos de terror, porém vemos que muitas vezes se limitar 100% em mecânicas antigas pode não ser a melhor ideia. Aqui não temos um simples atalho para o uso de vida nem uma boa mobilidade para escapar de ataques de inimigos, na minha opinião, basicamente foi pego todas as melhores e também as piores características dos clássicos e colocados em um jogo novo. Apelando muito para a nostalgia e se esquecendo da jogabilidade.

Não digo que o jogo é ruim, longe disso, adorei zerar o game, porém ele tinha potencial para ser muito melhor. E talvez veremos esse potencial totalmente utilizando em sua sequência, que já está mais que confirmada.

No fim, recomendo e indico o Tormented Souls para todos os fãs de jogos de terror.

O jogo está disponível para: Microsoft Windows, PlayStation 4 | 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch.

Links para comprar o jogo

  1. Nintendo Switch: Tormented Souls = R$101,95
  1. Xbox: Tormented Souls = R$74,95
  1. Playstation: Tormented Souls = R$99,50

Nota referente a versão de Nintendo Switch

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