Análise - Microfone Dinâmico Maono PD400X

#Análises | O microfone perfeito para você
CODORÇOem

Com o aumento na popularidade de podcasts e transmissões ao vivo, a escolha do microfone certo tornou-se um fator muito importante para quem quer se destacar nesse ramo profissional.

Pensando nisso, preparamos hoje para vocês uma análise completa do mais novo microfone Dinâmico da Maono, o PD400X. Esse que veio como uma ótima opção para todos os criadores de conteúdo.

Para quem não conhece a Maono, ela é uma marca chinesa que produz uma ampla gama de equipamentos de áudio, incluindo microfones, fones de ouvido, gravadores e outros acessórios. Fundada em 2014, a empresa rapidamente se tornou conhecida por oferecer produtos de alta qualidade com preços bem acessíveis.

Unboxing

Como sempre, a Maono é muito caprichosa e ao abrir a caixa do microfone, já rolou uma ótima primeira impressão.

Dentro da caixa encontramos além do microfone, uma espuma pop filter, 1 suporte de mesa, 1 manual e 2 cabos, sendo um deles XLR e o outro USB-C.

Tudo veio muito bem embalado e organizado. Neste quesito a marca está de parabéns.

Aparência

O Maono PD400X é um microfone dinâmico que apresenta um design simples porém moderno, com o corpo todo feito em metal que passa uma sensação sólida e resistente.

Na parte frontal, encontramos um botão touch screen que serve para mutar o microfone e um botão de volume que pode ser usado para ajustar o ganho ou a saída de áudio.

E ao redor do botao de volume se encontra um medidor que se ilumina em branco conforme você aumenta ou diminui o ganho, e durante a captação este mesmo medidor indica o nível da captura em tempo real, alternando entre as cores verde, amarelo e vermelho.

Em baixo encontramos uma entrada USB C e XLR, que na minha opinião deixa esse microfone com uma enorme vantagem perante aos seus concorrentes, isso porque o XLR é a conexão padrão disponibilizada na grande maioria dos equipamentos profissionais de som, proporcionando assim mais flexibilidade para os usuários que desejam utilizar-lo em diferentes ambientes de gravação.

Ainda em baixo do microfone encontramos uma saída P2 de 3.5 mm para o monitoramento de áudio em tempo real e também um botão que permite ao usuário escolher 4 tipos de pré-equalização diferentes.

O microfone por completo, junto com sua base, pesa 1.05 Kg, sendo 563g de corpo e 486g do conjunto de base.

A altura total de todo o conjunto fica em torno de 22 centímetros que na minha opinião é um pouco baixo para colocarmos direto sobre a mesa.

Porém se tratando de um microfone dinâmico recomendamos que o utilizem em conjunto com um Shock Mount e braço articulado, pois assim evitamos que os sons de batidas na mesa se transfiram diretamente para o microfone.

Especificações

O Maono PD400X possui as seguintes especificações:

  1. Tipo de microfone: Dinâmico.
  2. Padrão polar: Cardióide.
  3. Frequência de trabalho: 40Hz-16kHz.
  4. Bits: 1 Canal 24 Bit.
  5. Taxa de amostragem: 48kHz.
  6. Sensibilidade: XLR:-51dBV / USB:-8.5dBFS/Pa(Max).
  7. Nível de pressão sonora: 130dB SPL.
  8. Conexão: XLR, USB-C.
  9. Pop filter: Embutido e externo.
  10. Botões controláveis: Volume, Mute e Equalização.
  11. Saída de monitoramento: P2 de 3.5mm.
  12. Software dedicado: Maono Link
  13. Compatibilidade: Mac, Windows, Android e IOS.

Qualidade de áudio

Como de se esperar, o Maono PD400X é um microfone de alta qualidade, que trabalha a uma frequência de 40 Hz a 16kHz em um canal 24 Bits a uma taxa de amostragem máxima de 48 kHz.

Com essa faixa de trabalho de frequência reduzida, o microfone é capaz de capturar sons graves e agudos com um ótimo equilíbrio, reproduzindo com fidelidade as nuances e sutilezas da voz.

Na minha experiência tive o melhor desempenho posicionando o PD400X uma distância entre 3 a 10cm da minha boca, nessa distância o áudio foi capturado perfeitamente, tento o menor ruído entre todos os microfones que já testei.

Para utilizá-lo mais longe que isso, temos que selecionar os modos de captação “Mid” ou “Far” que é disponibilizado no software Maono Link, e nesses modos ganhamos mais sensibilidade ao custo de um pouco de ruído.

Lembrando que microfones dinâmicos são feitos para ser usados a uma distância de 3 a 10 cm. Diferente dos condensadores que são muito mais sensíveis e podem ser usados a uma maior distância.

Outra coisa que devo avisar para vocês, é que nesse microfone o uso do pop filter é muito importante. Embora fique mais bonito com a grade de metal à vista, o PD400X acaba captando explosões de vento muito facilmente sem o pop filter externo.

Para quem quiser ouvir o microfone em primeira mão, ao final desta análise anexei um vídeo mostrando todo o potencial do Maono PD400X.

Software

Em questão de software a Maono disponibiliza o Maono Link, um software super completo que te dá total controle do microfone diretamente pelo pc.

Nesse software podemos:

  1. Mutar o microfone.
  2. Ajustar a sensibilidade.
  3. Ajustar o volume da saída de monitoramento.
  4. Escolher até 4 tons de captação (Deep, Natural, Bright e Legacy).
  5. Ajustar a distância de captação (Near, Mid, Far)
  6. Escolher até 4 tipos de equalização diferentes.
  7. Ativar limitador para evitar que o áudio exploda na hora da gritaria.
  8. Ativar compressor.

Para quem quiser baixar o Maono Link basta clicar > Aqui <

Caixa

O Maono PD400X vem com vários acessórios na caixa, incluindo:

  1. O microfone Maono PD400X
  2. Um cabo XLR para XLR de 2,5 metros
  3. Um cabo USB para USB de 1,5 metros
  4. Um suporte para microfone ajustável
  5. Uma base para o suporte do microfone
  6. Um pop filter

Considerações finais

Em conclusão, o Maono PD400X é um microfone que oferece uma excelente qualidade de gravação de áudio para uma variedade de aplicações. E tendo uma saída XLR e USB, o PD400X se torna uma opção confiável para podcasters, músicos, youtubers, gamers entre outras pessoas que precisam de um microfone de qualidade profissional.

Por fim, o Maono PD400X vem com uma variedade de acessórios essenciais que o torna uma ótima escolha para quem procura um microfone completo.

Recomendo e indico para todos!

Atualmente, o preço do Maono PD400X com desconto está em torno de R$ 870 Reais no Ali Express em 24/04/23

Links:

  1. Link oficial para comprar o Maono PD400X no AliExpress: > AQUI <
  2. Link da pagina oficial do Maono PD400X: > AQUI <
  3. Site oficial da Maono: > AQUI <
Outras analises de microfones:

  1. Análise - Microfone Condensador Maono DM30

Vídeo análise

Fotos

Veja Também:
Henry Cavill espera manter a adaptação de Warhammer 40K fiel ao material original
Conheça Until Then, novo jogo que vem chamando atenção dos jogadores
30 ou 60 FPS? Pode ter sido descoberto a taxa de quadros de Dragon's Dogma II nos consoles
REVEIL, promissor jogo de terror, ganha 19 minutos de gameplay
Judas, novo jogo de Ken Levine, permite influenciar o enredo com suas decisões de uma forma ''nunca vista antes''
Pokémon Scarlet & Violet se tornou o terceiro jogo mais vendido da franquia
Ver comentários