Yosuke Matsuda diz saber que a estratégia de produção e gerenciamento da Square Enix precisa mudar

#Games | Empresa passará a criar jogos voltados a um público mais amplo, visto que o mercado japonês não é mais suficiente para surprir as necessidades da editora
Billy Butcherem

Em tempos e tempos, é normal que a indústria de entretenimento, incluindo a de jogos eletrônicos, passe por mudanças mercadológicas e estratégias que, anteriormente funcionavam como um modelo funcional cíclico, hoje são incompatíveis para o alcançe geral de público.

Nos jogos, entre 2000 á 2010, houveram muitas mudanças nas estratégias de jogos, com editoras de maior nome como Electronic Arts, Konami, Activision Blizzard e Take-Two mudando radicalmente suas formas de agir e produzir jogos; já outras, não souberam se adaptar ao mercado, como Midway, THQ e Hudson. Entre este meio, existiram empresas de jogos que adaptaram parcialmente suas políticas e estratégias, mas mantendo a característica base que as fizeram se tornar famosas.

Entre essas editoras, a Square Enix certamente é um dos maiores nomes. Com duas divisões, Square Japan e Square Europe, ao longo dos últimos 20 anos a empresa preservou sua identidade, ao mesmo tempo que ousou adentrar no mercado de Jogos como Serviço e gêneros distintos. Mais disso acontecerá no futuro, de acordo com o agora ex-CEO Yosuke Matsuda.

Como noticiado hoje, a Square Enix está trocando seu Diretor Executivo (Chief Executive Officer - CEO), como parte de uma reorganização visando um mercado ainda mais globalizado e que atenda apelos que a Square Enix atualmente não presta suporte.

Matsuda, em entrevista, comentou sobre os motivos que levaram a Square Enix a tomarem tal decisão, e entre as questões, ele citou que a empresa já não consegue se manter estável no quesito financeiro devido aos custos de produzir jogos atuais, que cada vez mais se tornam caros. Podemos citar casos como Final Fantasy XV e Marvel's Avengers, jogos AAA da editora, que custaram acima de US$ 175 milhões para serem feitos, mas não geraram a receita e lucro esperado há primeira vista.

Ele comentou:

"Atingir um grande crescimento na indústria de jogos é difícil agora para as empresas que competem principalmente no mercado japonês, dada a sua crescente demografia", diz Matsuda.

"Como tal, é fundamental para o nosso negócio que produzamos títulos de sucesso que falem com o mercado global, que ofereçam maior escala em termos de clientes e volumes de vendas."

De acordo com Matsuda, a Square Enix pretende se focar de agora em diante em jogos que consigam atrair jogadores de inúmeros locais, seja por meio de títulos disponíveis em múltiplas plataformas ou de maior fácil acesso ao Ocidente. Ao mesmo tempo, a empresa tentará manter as peças-chave que a fizeram ser apreciada pelo público japonês, podendo assim, atrair os dois lados da moeda. Ele finaliza dizendo:

"Em outras palavras, o mercado japonês não é mais suficiente para atingir um nível de receita que nos permita recuperar nosso investimento em desenvolvimento e gerar lucro, e, portanto, precisamos abordar nossos esforços de desenvolvimento com base na suposição de que temos que ter sucesso em o mercado mundial."

O que você acha dessas mudanças? Acredita que a estratégia base da Square Enix será fortificada, ou poderá afetar negativamente o público que a empresa já conquistou atualmente?

Veja Também:
Tekken 8 chega a 2 milhões de cópias vendidas
Microsoft estaria querendo se tornar a maior empresa cross-plataforma, afirma Inverse
Destiny 2 | Colaboração com Mass Effect já está disponível
Princess Peach: Showtime ganha trailer apresentando novas transformações
Com o sucesso de Helldivers 2, estúdio anunciou estar contratando novos desenvolvedores
Made in Brazil Sale está de volta, promoção de jogos Brasileiros no Steam
Ver comentários