Bruce Straley, cocriador de The Last of Us e codiretor de Uncharted 4, diz que jogos lineares são mais simples de se fazer

#Games | Outros desenvolvedores da indústria também deram suas opiniões sobre o tema
Billy Butcherem

Em apenas dois grandes jogos, The Last of Us se estabeleceu como uma das franquias PlayStation mais amadas de todos os tempos. Os fãs ficaram enfeitiçados não só pela sua narrativa e caracterização, mas também pela jogabilidade e cenários, estruturados de forma geralmente linear.

Justamente pelo fato de as duas obras-primas da Naughty Dog terem esse tipo de estrutura (embora em The Last of Us Part II ainda existam fases com uma estrutura bem mais ampla e quase semi-aberto), um tweet de Bruce Straley, conhecido por ter codirigido e cocriado o The Last of Us original para PlayStation 3 junto com Neil Druckmann, fala sobre os esforços necessários para fazer um jogo com um design de nível dessa forma.

"Jogos lineares são mais fáceis de desenvolver. Bem, é isso, eu disse."

Essas são as palavras de Straley, embora não esteja claro o que levou o designer e diretor a expressar esse pensamento. No entanto, houve um comentário que não passou despercebido, e que também chamou a atenção:

"Na verdade, eles também são jogos menos interessantes em geral", diz Alex Hutchinson, ex-diretor criativo e escritor de Assassin's Creed III e Far Cry 4, ambos os títulos com uma estrutura de mundo aberto.

De opinião um tanto diferente é David Goldfarb, mente por trás de Metal Hellsinger, que, embora de modo geral concordante, também destaca como uma abordagem linear é frequentemente escolhida também para atingir metas qualitativas específicas e que não poderiam ser atingidas no open world.

Depois de trabalhar em Uncharted 4: A Thief's End, Straley deixou a Naughty Dog para seguir novos caminhos, e não atuou no desenvolvimento de The Last of Us Part II, no remake do primeiro capítulo, e na Série de TV de mesmo nome (não é por acaso que Bruce Straley não é mencionado nos créditos de The Last of Us da HBO).

O que você acha de suas palavras sobre jogos lineares?

Fonte: GamesRadar+
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