Depois de tirá-los da Square Enix Europe no acordo que levou à transferência de séries como Tomb Raider e Deus Ex, o Embracer Group começou uma série de cortes de custos dentro dos 2 grandes estúdios.
Nas semanas anteriores, foi revelado que um projeto não revelado da Crystal Dynamics foi cancelado, enquanto o novo Tomb Raider sofre para procurar uma editora que possa financiar o título. Também havia sido revelado que a Eidos-Montreal iria trabalhar com o Xbox Game Studios (XGS) da Microsoft no próximo Fable, uma vez que um título de grande escopo do estúdio sofreu corte de 40% do seu orçamento. E por fim, o Embracer fechou o Square Enix Montreal, famoso estúdio de Hitman GO, Lara Croft GO, Deus Ex GO e Hitman: Sniper, demitindo todos seus 170 funcionários.
Bem, se você pensava que as ondas de cortes na Eidos e Crystal iriam parar ali, parece que não. Fomos informados agora de que o Embracer Group irá desmembrar a Eidos Shanghai do Eidos Group e transferi-los para a Gearbox, se transformando em Gearbox Studio Shanghai, uma equipe de desenvolvimento que se manterá ocupada a partir de agora com o bem conhecida série Borderlands, e não mais com Deus Ex.
Conforme detalhado em um comunicado de imprensa, esta notícia marca a primeira expansão da Gearbox na Ásia, que a empresa acredita ser "um mercado importante na estratégia de crescimento de longo prazo da empresa".
Nascida em 2008, a Eidos Shanghai possui mais de 200 funcionários e trabalhou em inúmeros jogos da Square Enix Europe, como Marvel's Guardians of the Galaxy, Shadow of the Tomb Raider, Deus Ex: Mankind Divided e Deus Ex: Human Revolution.
Gigi Ning, gerente geral da Eidos Shanghai, continuará no cargo, mas se reportará à Gearbox Publishing (anteriormente Perfect World Entertainment) com sede em San Francisco, e não mais para os chefes da Eidos-Montreal.
Atualmente, sabemos apenas que o Gearbox Studio Shanghai estará trabalhando na série Borderlands, e mais detalhes não foram fornecidos pela Embracer. É possível que a equipe ofereça suporte nos próximos capítulos principais da franquia, ou quem sabe em uma possível continuação de Tiny Tina's Wonderland, principalmente após os excelentes números registrados pelo spin-off.
Também não podemos excluir que existam projetos paralelos planejados, como, por exemplo, variações da série dedicada ao mercado mobile. A franquia Borderlands atingiu 77 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, com Borderlands 3 contribuindo sozinho com 16 milhões de unidades.