Após trabalhar diversos anos em jogos menores, a desenvolvedora Housemarque decidiu finalmente dar um salto, desenvolvendo seu primeiro título grande Returnal. Sendo um jogo roguelike com alto nível de dificuldade, é normal acabar não atraindo um grande público.
Em uma recente entrevista ao site VideoGamesChronicle, Eevi Korhonen, designer narrativa da Housemarque, falou sobre como foi fazer esse salto e a pressão gerada com essa experiência. De acordo com Eevi, nunca ouve uma pressão da Sony em cima do estúdio.
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A Housemarque montou uma equipe narrativa oficial e eu fui a primeira membro oficial, então me senti mais pressionada a fazer o certo. A Sony publicou muitos jogos da Housemarque, então no começo parecia normal, mas acho que se expandiu muito durante o curso do projeto, pois o escopo cresceu maior do que esperávamos.
Com Returnal tendo sido o primeiro passo em direção a jogos maiores para o estúdio, com a aquisição por parte da Sony a desenvolvedora agora poderá ir ainda mais além com suas ideias, graças ao apoio financeiro fornecido.
Returnal é um Roguelike que acompanha a história de Selene, uma astronauta tentando alcançar a fonte de um sinal estranho em um estranho planeta proibido, onde cada vez que ela é morta pelos alienígenas hostis, ela é enviada de volta ao momento em que chegou a esse mundo alienígena.
Returnal está disponível para PlayStation 5. O jogo também encontra-se disponível para os assinantes dos planos Extra e Deluxe da PS Plus.