Outriders não conseguiu cobrir seu custo de desenvolvimento e marketing

#Games | People Can Fly não recebeu nada com o lançamento do jogo e pode se recusar a desenvolver expansões no futuro.
Viniciusem

Entrando na moda dos loot shooters, a Square Enix fez uma parceria com a People Can Fly para o desenvolvimento de Outriders, um TPS que foi lançado em 2021 para PC, PlayStation e Xbox.

Já era esperado que o jogo não tivesse alcançado um grande sucesso comercial, devido a falta de novidades e destaque. No entanto, o fracasso do título parece ter sido ainda maior do que o esperado.

Leia Também:

  1. Square Enix decidiu ficar com Just Cause, Outriders e Life is Strange após a venda da divisão Europeia
  2. Square Enix confirma que NEO: The World Ends with You foi um fracasso

Em um recente relatório, a desenvolvedora People Can Fly afirmou que do lançamento do jogo em Abril de 2021 até começo de 2022, o jogo não foi capaz de pagar seu custo de desenvolvimento e marketing.

A People Can Fly só receberia seus royalties após o jogo pagar uma certa parte do seu desenvolvimento para a Square Enix, mas o estúdio afirma que até o fechamento do relatório do ano passado, não havia recebido nada.

Desde que o jogo foi concluído e lançado no mercado (o que aconteceu em 1º de abril de 2021), a companhia teria direito a royalties se receitas específicas (conforme definido no contrato) de suas vendas garantisse que a editora recupere-se um nível predeterminado de custos incorridos com relação ao desenvolvimento, marketing e distribuição do jogo. O nível de royalties depende do valor das receitas específicas das vendas do jogo.

O Grupo não recebeu royalties da editora no período até 31 de dezembro de 2021, o que significa que, na data do relatório, as receitas líquidas da venda de Outriders eram insuficientes para recuperar os custos e despesas incorridos pela editora para desenvolver, distribuir e promover o título.

Para piorar a situação, a People Can Fly afirma que também não há garantias que Outriders irá se tornar algum dia lucrativo. Com a IP sendo de propriedade da Square Enix, isso significa que o estúdio pode acabar não tendo recebido dinheiro nenhum com o lançamento comercial do jogo.

Não há garantia de que o lucro líquido da venda de Outriders em períodos futuros será o suficiente para que a editora recupere os custos incorridos e pague royalties ao Grupo.

Devido a toda essa situação, a People Can Fly afirmou que pode acabar recusando-se a criar novas expansões para Outriders no futuro. Caso a Square Enix decida continuar dando suporte ao jogo, poderá ter que recorrer a outra desenvolvedora.

A Square Enix recentemente vendeu suas desenvolvedoras e franquias ocidentais para a Embracer Group. No entanto, a franquia Outriders continua sob posse da empresa nipônica.

Outriders encontra-se disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo também está disponível através do Game Pass.

Fonte: Tweaktown
Veja Também:
Pesquisa revela as franquias da Microsoft que jogadores de PlayStation mais gostariam de receber
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Confira as notas iniciais que Foamstars vem recebendo
Stellar Blade é atualmente o 2º jogo com maior número de pré-vendas na PSN
Ver comentários