Activision Blizzard pede ao Tribunal da Califórnia para que anule processo da DEFH contra a editora

#Games | Após o DFEH falhar em mostrar provas e provar sua tese, manchando a reputação da empresa
Billy Butcherem

A Activision Blizzard pediu a um Tribunal do Estado da Califórnia que rejeite o processo de assédio e discriminação movido contra ela em julho passado, após a DFEH falhar em provar que a editora era culpada em sua queixa.

A VentureBeat relata que a editora apresentou seu pedido ao Tribunal Superior de Los Angeles, fazendo várias acusações sobre a maneira como o Departamento de Emprego Justo e Habitação (DFEH) conduziu sua investigação antes de entrar com o processo em julho.

A empresa alega que o DFEH não investigou adequadamente as reivindicações, interrompeu a investigação antes de receber os materiais que havia solicitado da Activision Blizzard e não negociou uma resolução antes de entrar com o processo.

Em um comunicado, a editora disse:

"Estamos nos movendo para descartar a reclamação do DFEH porque a agência violou suas próprias regras, agiu de má fé e minou sua autoridade para entrar com esse processo."

"Nossa moção vem poucos dias depois que nos juntamos à EEOC [Equal Employment Opportunity Commission] em oposição à sexta tentativa do DFEH de interromper o acordo federal alcançado com o EEOC que já está ajudando a Activision a construir um local de trabalho melhor e mais inclusivo e proporcionando alívio e encerramento para atuais e ex-funcionários."

O EEOC também leva em consideração as queixas da Activision contra o DFEH. No ano passado, foi relatado que o Departamento designou dois advogados que trabalharam no caso da EEOC contra a Activision para sua própria investigação, que tanto a editora quanto a EEOC mais tarde chamaram de violação ética.

O DFEH também é acusado de ir além de suas atribuições; originalmente, o EEOC estava investigando assédio, abuso e retaliação, enquanto o DFEH deveria se concentrar em disparidades e discriminação de gênero em relação a salários e promoções. No entanto, este último fator de assédio em seu processo também.

A Activision Blizzard disse que o processo do DFEH prejudicou injustamente sua reputação e minou a confiança do público na editora.

O novo pedido também acusa o DFEH de alimentar uma campanha de mídia para prejudicar a reputação da Activision Blizzard e da EEOC.

A Activision anunciou um acordo com o EEOC em setembro, que incluiu um fundo de US$ 18 milhões para os requerentes elegíveis. Apesar das objeções e tentativas de bloqueio do DFEH, um tribunal federal aprovou esse acordo no mês passado.

O DFEH disse que responderá ao pedido da Activision com seu próprio processo judicial. O processo da DFEH é um dos vários que a Activision Blizzard enfrentou no ano passado. No mês passado, um tribunal distrital dos EUA rejeitou uma ação movida pelos próprios investidores da Activision, que acusaram a editora de enganá-los ao não divulgar os problemas com seu local de trabalho.

Caso o processo da DFEH, por falha do próprio Departamento, seja oficialmente cancelado, a Activision Blizzard se livra por completo de todas as denúncias acusatórias contra a editora, marcando algo bastante único na indústria.

Fonte: Games Industry
Veja Também:
Payday 3 anuncia iniciativa para consertar o jogo com base no feedback da comunidade
Nova edição da Nintendo Direct foi adiada devido ao evento do Xbox, afirma jornalista
Metro Exodus alcança 10 milhões de cópias vendidas
PS5 vai receber corte no preço? Presidente da Sony comenta sobre o assunto
Bandai Namco e Sony registram queda nas ações após anúncio dos resultados financeiros
Confira as notas que Helldivers 2 recebeu
Ver comentários