Microsoft resolve processo judicial envolvendo as trilhas sonoras de Halo com Martin O'Donnell de forma amigável

#Games | O'Donnell pode voltar a utilizar toda a trilha sonora de Halo: CE ao Halo: Reach de forma livre outra vez
Billy Butcherem

O processo iniciado em 2021 entre Microsoft, Martin O'Donnell e Mike Salvatori e Bungie, compositores dos capítulos de Halo: Combat Evolved (2001) até Halo: Reach (2010), teve um final feliz. De acordo com o que foi revelado pelos dois músicos, ambas aa partes encontraram uma solução amigável e benéfica de acordo para ambos fora da disputa.

"A Microsoft e a O'Donnell / Salvatori Inc. estão felizes por terem resolvido amigavelmente suas diferenças", relata O'Donnell em seu perfil no Twitter, acrescentando que "a partir de agora, poderei voltar a utilizar minhas composições e compartilhar alguns desses vídeos novamente", anexando no tweet uma filmagem de uma gravação de música para Halo 2 que também envolveu o artista Steve Vai.

No entanto, o autor não explica em detalhes que tipo de acordo seria feito com a Xbox Game Studios para acabar com as questões legais.

O processo dizia respeito à gestão da trilha sonora de Halo, com base em uma visão diferente do acordo entre a Microsoft, O'Donnell e Salvatori. De acordo com os compositores, suas músicas haviam sido licenciadas para a Bungie, sem, no entanto, receber os devidos royalties quando o estúdio foi adquirido pela Microsoft em 2000.

Por sua vez, a Microsoft sempre entendeu o acordo como um trabalho comissionado (e não licenciado) com os dois artistas. Um mal-entendido chegou então ao tribunal, mas felizmente resolvido para a satisfação de todos os envolvidos, uma vez que a Bungie já não faz parte do Xbox Game Studios, e uma vez que a IP não pertence ao estúdio, mas sim ao XGS, as composições podem ser usadas sem barreira externa de DMCA.

Veja Também:
Final Fantasy VII Rebirth ganhará update melhorando visuais no Modo Performance
Tomb Raider I-III Remastered já está disponível; Confira as notas que o jogo recebeu
Franquia Marvel's Spider-Man ultrapassa 50 milhões de cópias vendidas
O próprio perfil oficial de Sea of Thieves provoca a chegada do jogo no PlayStation e Switch
Novo vídeo de Dragon's Dogma II destaca a classe Archer
Sucesso! Helldivers 2 ultrapassa 200 mil jogadores simultâneos apenas no Steam
Ver comentários