Microsoft resolve processo judicial envolvendo as trilhas sonoras de Halo com Martin ODonnell de forma amigável

Microsoft resolve processo judicial envolvendo as trilhas sonoras de Halo com Martin O'Donnell de forma amigável

O'Donnell pode voltar a utilizar toda a trilha sonora de Halo: CE ao Halo: Reach de forma livre outra vez
#Games Publicado por Billy Butcher, em

O processo iniciado em 2021 entre Microsoft, Martin O'Donnell e Mike Salvatori e Bungie, compositores dos capítulos de Halo: Combat Evolved (2001) até Halo: Reach (2010), teve um final feliz. De acordo com o que foi revelado pelos dois músicos, ambas aa partes encontraram uma solução amigável e benéfica de acordo para ambos fora da disputa.

"A Microsoft e a O'Donnell / Salvatori Inc. estão felizes por terem resolvido amigavelmente suas diferenças", relata O'Donnell em seu perfil no Twitter, acrescentando que "a partir de agora, poderei voltar a utilizar minhas composições e compartilhar alguns desses vídeos novamente", anexando no tweet uma filmagem de uma gravação de música para Halo 2 que também envolveu o artista Steve Vai.

No entanto, o autor não explica em detalhes que tipo de acordo seria feito com a Xbox Game Studios para acabar com as questões legais.

O processo dizia respeito à gestão da trilha sonora de Halo, com base em uma visão diferente do acordo entre a Microsoft, O'Donnell e Salvatori. De acordo com os compositores, suas músicas haviam sido licenciadas para a Bungie, sem, no entanto, receber os devidos royalties quando o estúdio foi adquirido pela Microsoft em 2000.

Por sua vez, a Microsoft sempre entendeu o acordo como um trabalho comissionado (e não licenciado) com os dois artistas. Um mal-entendido chegou então ao tribunal, mas felizmente resolvido para a satisfação de todos os envolvidos, uma vez que a Bungie já não faz parte do Xbox Game Studios, e uma vez que a IP não pertence ao estúdio, mas sim ao XGS, as composições podem ser usadas sem barreira externa de DMCA.

Billy Butcher
Billy Butcher #BillyButcher

Um grande fã de jogos e filmes dos gêneros Stealth e Ficção-Científica.

Tenho uma paixão imensa pela franquia Metal Gear Solid, na qual considero a minha favorita, porém também sou um grande amante das sagas Halo e StarCraft.

Moderador do Site, Volta Redonda, Rio de Janeiro
Deixe seu comentário para sabermos o que você achou da publicação
Não se esqueça que você pode participar do nosso Discord.
E também nos seguir no Facebook, Twitter, Instagram e na nossa curadorida da Steam.