Governador da Califórnia é acusado de sabotar departamento do estado em favor da Activision Blizzard

#Mundo | Departamento Jurídico da Califórnia pode estar sendo barrado por seu próprio Governador em apoio a Activision
Billy Butcherem

Em julho de 2021, explodiu ao mundo um gigante relatório do Department of Fair Employment and Housing of California (DFEH), no qual revelou dezenas de casos de abuso, assédio e outros problemas envolvendo a editora de videogames americana Activision Blizzard.

Na época, a DFEH entrou com um processo judicial contra a editora de jogos como Call of Duty e World of Warcraft, e nos últimos meses, a situação da Activision Blizzard só veio piorando, principalmente após alegações de ameaças de morte de seu CEO, Bobby Kotick, a um de seus funcionários, e uma tentativa de sabotagem ao processo, após ter sido divulgado pelo Wall Street Journal (WSJ) que a empresa tentou coagir testemunhas para ficarem ao seu favor.

Apesar disso, as coisas tomaram uma reviravolta inesperaras nos últimos meses, após a Activision Blizzard conseguir o apoio de um dos juízes que investigam o caso, e principalmente após a empresa conseguir resolver um problema de grande semelhança que ocorreu em 2019 com um pagamento de US$ 18 milhões.

Agora, uma advogada importante do DFEH que está envonlvida com o caso contra a Activision Blizzard, se demitiu do Departamento Californiano dizendo que o Governador do Estado da Califórnia, Gavin Newsom, está interferindo no processo da agência contra a Activision Blizzard em benefício da editora.

A advogada-chefe adjunta da DFEH, Melanie Proctor, enviou um e-mail à equipe na noite passada, 12 de abril, anunciando sua demissão e explicando que era em forma de protesto contra o Governador Newsom demitir sua chefe, a conselheira-chefe da DFEH, Janette Wiper.

As duas advogadas fizeram parte do processo da agência acusando a Activision Blizzard de discriminação de gênero, citando maus pagamentos a funcionárias do sexo feminino na empresa e uma má conduta com seus empregadores, mas ambas foram removidas do processo no início deste mês sem explicação.

"O Gabinete do Governador repetidamente exigiu aviso prévio da estratégia de litígio e dos próximos passos no litígio", disse Proctor em seu e-mail.

"Como continuamos a ganhar no tribunal estadual, essa interferência aumentou, imitando os interesses do conselho da Activision."

Um representante de Wipper disse que a ex-conselheira-chefe está considerando apresentar uma reclamação sob a Lei de Proteção a Denunciantes da Califórnia.

Quando solicitado a comentar, o escritório do Governador Newsom apontou a Bloomberg para a DFEH, que disse que não comentaria questões pessoais.

Fonte 1: Bloomberg
Fonte 2: Games Industry
Veja Também:
Sendo inspirado em NieR: Automata e God of War, Stellar Blade recebe novas informações
Obsidian confirma que está trabalhando para melhorar o combate de Avowed
Final Fantasy VII Rebirth terá 61 troféus e 14 capítulos
Kojima confirma que Mads Mikkelsen não estará em Death Stranding 2: On the Beach
Star Wars Jedi: Survivor ganha Grammy de melhor trilha sonora de videogame
Starfield receberá suporte para AMD FSR 3 em breve
Ver comentários