Como funciona o Xcloud nos Xbox?

#Artigos | Chegada do recurso no Xbox no Brasil se tornou uma nova opção para os jogadores.
Sr Oriem

Nessa última quarta-feira o Xcloud trouxe novidades em sua versão beta para o Brasil, permitindo com que Xbox One e Xbox Series X|S consigam executar os jogos do Game Pass sem precisar baixá-los e utilizar o poder próprio do dispositivo. Esse recurso já estava disponível em outros países que o Xcloud existe há mais tempo, mas finalmente chegou ao Brasil para abranger todos os dispositivos com esse serviço de jogos em nuvem.

Ao acessar o aplicativo do Game Pass no Xbox abrirá uma lista de jogos disponíveis para os assinantes, e alguns desses jogos possuem suporte para serem jogados pela nuvem. Ao escolher um jogo que possui suporte, ao lado do antigo "instalar" agora está disponível o "executar" com a nuvem do lado, mostrando que é apenas clicar lá para iniciar o jogo. Na loja do Xbox também é mostrada essa opção para os jogos compatíveis. De acordo com o Game Pass Counter, são contabilizados no momento 348 jogos que os assinantes podem utilizar o recurso de nuvem para jogar.

O serviço de jogos em nuvem do Xbox exige uma conexão relativamente decente para funcionar bem, ou seja, o ideal é ter uma bom conjunto de velocidade de conexão com um bom e estável sinal de transmissão. Utilizando Wi-Fi de 5Ghz com a velocidade de 200Mbps, consegui ter uma boa experiência visual (com alguns artefatos de imagem em momentos específicos) e com atraso no tempo de resposta aos comandos do controle praticamente imperceptível. Logo abaixo deixei 3 vídeos de jogos que testei pelo Xcloud com as configurações descritas anteriormente, e quem tiver a assinatura do Xbox Game Pass poderá testar também pelo navegador, smartphone, app do PC e agora pelos Xbox.

Testando em uma rede 2.4Ghz a qualidade decaiu para algo que alguns podem não querer utilizar para jogar, pois existem travamentos em alguns momentos e a quantidade de artefatos que bagunçam a imagem são bem mais recorrentes. No entanto não notei um aumento no tempo de resposta (input lag) ao executar comandos se comparado ao 5Ghz. Outro problema é que até mesmo o som para junto com os travamentos, e você pode dar uma conferida nesse vídeo do Forza Horizon 5 abaixo para ter uma ideia de como funciona.

Também separei uma imagem de cada versão do Gears 5 para efeito de comparação bem simples (só para ter alguma noção).

Executando nativamente

Executando pelo Xcloud

Um problema ainda existente mas que está sendo resolvido é que nem todos os jogos estão utilizando as configurações do Xbox Series X|S. Então provavelmente ainda encontrarão alguns jogos com gráficos menos trabalhados ou com menor desempenho, mas no futuro isso não deve mais acontecer e por padrão os jogos virão com a versão de 9º geração.

Esse suporte ao Xcloud no Xbox praticamente finaliza a disponibilidade dele em todo tipo de dispositivo, faltando apenas o aplicativo em mais smart tvs. Dessa forma, os jogadores tanto do Xbox Series X|S quanto do Xbox One poderão agora escolher como preferirão jogar seus jogos. Acredito que quem sai mais beneficiado nesse sentido são os donos de Xbox One, já que alguns jogos tem um desempenho bem problemático nesse videogame, além de que daqui em diante outros jogos não serão lançados para ele porque já acabou seu ciclo de vida (ou ao menos está acabando).

E com apenas essa assinatura de R$45,00, os jogadores poderão jogar onde preferirem os jogos do catálogo do Game Pass, podendo até mesmo continuar jogando no mesmo ponto salvo do jogo ao mudar entre dispositivos. Além disso, esse recurso em nuvem permite com que jogadores que jogam dessa forma possam jogar com outras que preferem jogar com o próprio hardware executando o jogo, ou seja, pessoas que jogam pelo Game Pass no PC ou Xbox podem jogar com outras que estão utilizando através do Xcloud sem qualquer configuração adicional.

Talvez no Brasil seja mais fácil possuir um melhor plano de internet do que um dispositivo quase que de luxo para poder jogar, então talvez essa seja a solução para muitas pessoas poderem curtir e manter o hobby, ou as vezes até poder jogar jogos que não estão disponíveis na plataforma que a pessoa escolheu para comprar.

Então de agora em diante, devemos ver cada vez mais jogos estando disponíveis no catálogo do Game Pass com suporte ao recurso de nuvem, ao mesmo tempo que cada vez mais pessoas poderão jogá-los. Jogos como A Plague Tale, Starfield, Forza Motosport, Stalker 2 e muito mais. Jogos os quais a pessoa precisaria desembolsar no mínimo R$2.500,00 para jogá-los e agora poderão jogar no dispositivo que tiverem em mãos.

Veja Também:
Embargo de Final Fantasy VII Rebirth cairá em 22 de Fevereiro
Capcom está desenvolvendo 5 jogos de Resident Evil atualmente, afirma Dusk Golem
Arquivos de Persona 3 Reload mencionam um 'Passe de Expansão'
Granblue Fantasy: Relink se tornou um dos JRPGs mais populares do Steam
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Ver comentários